• caiquemateusrs

ELEIÇÕES 2022: Com fogos de artifício e multidão aglomerada, Denarium lança candidatura à reeleição

Lançamento da candidatura de Antonio Denarium, pelo Progressistas, ocorreu em um evento no Parque Anauá no dia 26 de julho.


Por: Alessandro Leitão, Caíque Rodrigues, Ruan Carneiro e Yara Ramalho.

Foto: Caíque Rodrigues


Quem passava pela avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, na zona Leste de Boa Vista, na noite do dia 26 de julho se deparava com uma via congestionada e uma avenida - uma das mais movimentadas da cidade - repleta de carros. A situação se dava por conta do evento em que o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), lançou sua candidatura a reeleição, com festa, aglomeração e fogos de artifício.


O evento ocorreu no Parque Anauá - local administrado pelo governo que moradores reclamaram de abandono, falta de iluminação e até de infestação de mosquitos - e foi palco do lançamento dos candidatos dos partidos Republicanos, PSD, PSC e União Brasil às eleiçoes proporcionais. O evento oficializou também o nome do Deputado Federal Hiran Gonçalves (Progressistas) como candidato ao Senado.


Com uma multidão aglomerada e sem máscaras - mesmo com pouco mais de um mês passado o surto de Covid-19 que o estado enfrentou, com 257 novos casos da doença em apenas 24 horas. Gritando e usando instrumentos de barulho como vuvuzelas e cornetas, Denarium chegou junto com Hiran Golçalves carregado pela multidão até o palco.


Durante o evento, um show pirotécnico foi promovido com barulhos no céu, desrespeitando a Lei Federal N° 1.484, de 11 de julho de 2021, que dispõe sobre a "proibição do manuseio, da utilização, da queima e da soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso no Estado de Roraima".


Veja no vídeo abaixo trecho do evento.



A reportagem procurou a assessoria do governador e questionou a respeito das condições do Parque Anauá, da avenida Brigadeiro Gomes e do barulho feito durante o evento, mas não obteve resposta até a última atualização.


Em seu discurso, Denarium falou que a população "reconhece o trabalho feito" por sua gestão no executivo. "Hoje, há o reconhecimento da população pelo trabalho efetuado na nossa gestão. Mais quatro anos de gestão e Roraima nunca mais vai voltar ao passado que não foi nada bom para ninguém", disse.


No evento, o governador declarou apoio ao atual presidente da república, Jair Bolsonaro (PL), mesmo ele sendo do mesmo partido do candidato a vice-governador da chapa de Teresa Surita (MDB) - sua principal adversária nessa corrida. Denarium foi eleito governador de Roraima em 2018 surfando na onda bolsonarista do estado.


Em muitos momentos, a multidão era incentivada a fazer barulhos e gritar. O público lá presente - inclusive com crianças e idosos - foi estimulado a ligar a lanterna do celular e cantar no ritmo da canção "We Will Rock You" da banda inglesa Queen, o nome do candidato (como em shows).


A plateia gritava e aplaudia as vezes em que uma fotografia ou uma menção ao presidente Jair Bolsonaro (PL) aparecia no telão do lugar. No momento do hino nacional, um trecho do presidente cantando uma parte da letra arrancou grandes reações enérgicas da plateia.


Denarium teve como primeira experiência em um cargo público a liderança do poder executivo Roraimense. O mandato de Denarium como governador foi cercado de polêmicas e controversas.


Sua pré-candidatura à reeleição foi anunciada pelo próprio Governador em outubro de 2021, em um evento do seu partido (PP) em Boa Vista - agora sem mais compartilhar do mesmo partido do Presidente do Brasil.


Antes de ser governador de Roraima Antonio Denarium era empresário do ramo do agronegócio, principalmente do mercado da soja. Além de ser dono de plantios de milho, criação de bovinos, ele também atuava no setor imobiliário.


SAIBA MAIS:


- Governador Antonio Denarium anuncia pré-candidatura para reeleição em 2022


- Relembre polêmicas que marcaram o primeiro governo Denarium


- Denarium segue demonstrando apoio a Bolsonaro


- Antonio Denarium é condenado pela quinta vez por propaganda antecipada


- Locais administrados pelo Governo do Estado sofrem com abandono


- PP anuncia data para lançamento oficial de Denarium como candidato a reeleição


- Às vésperas da campanha e após protestos, Denarium convoca aprovados em concurso


* Conteúdo experimental desenvolvido na disciplina de JOR53 - Jornalismo Especializado I.

21 visualizações0 comentário