Linhas de pesquisa

LP1 - Estudos de mídia, território e processos comunicacionais (AMAZOOM-PPGCOM);

 

Aborda temas relativos à estreita vinculação dos processos comunicacionais midiáticos, especialmente os jornalísticos, com as reconfigurações culturais atuais da Amazônia. Adentra no estudo dos processos de comunicação midiatizados (atores, rotinas, ritualidades, dispositivos, digitalização, convergências, materialidades, linguagens, produtos, circulação e estratégias de interação), legitimadores da reconstrução da cultura local, regional, nacional e global.

 

Palavras chave: Estudos de mídia; Estudos culturais; Territorialidades; Processos comunicacionais; Saberes amazônicos.

LP2 - Comunicação, memória e identidades (AMAZOOM-PPGCOM)

 

O foco de interesse da linha são as relações entre a comunicação e as memórias sociais, políticas e culturais atuantes na constituição das múltiplas identidades amazônico-caribenhas. Seus estudos abrangem as diferentes concepções teóricas, históricas e identitárias vinculadas com a construção das memórias e saberes tradicionais amazônicos. Seus temas principais giram em torno da articulação entre a comunicação, a cultura e os processos de produção de subjetividades.

 

Palavras chave: Comunicação; Memória; Identidades; Estudos culturais; Saberes Amazônicos.

LP3 - Etnocomunicação (AMAZOOM)

 

Problematiza a relação da comunicação com as comunidades tradicionais e povos indígenas da Amazônia e Caribe e dedica especial atenção às práticas etnocomunicativas (midiáticas e não midiáticas) levadas a cabo por estas populações, enfatizando seus regimes de visibilidade, processos socioculturais e aspirações políticas – associadas a uma configuração comunicacional específica, que se utiliza a etnicidade como componente essencial, da territorialidade como elemento regulador e do reconhecimento como fim (primeiro e último).

 

Palavras chave: Etnocomunicação; Etnojornalismo; Povos Indígenas; Comunidades tradicionais; Saberes Amazônicos.

LP4 - Mídia, política e movimentos sociais (AMAZOOM).

 

A linha pretende discutir as transformações no espaço público e na natureza dos vínculos sociais a partir do fenômeno da aceleração tecnológica e dos fluxos de informação; estudar os vínculos entre o fenômeno da comunicação e as recentes transformações na cultura contemporânea; e, debater a relação entre as identidades, os novos movimentos sociais, a comunicação e os processos midiáticos – em sua sintonia com os movimentos atuais da sociedade.

 

Palavras chave: Estudos de mídia; Movimentos sociais; Movimentos políticos; Midiatização; Sabres amazônicos.

LP5 - Perspectivas teórico-metodológicas em comunicação e jornalismo (AMAZOOM)

 

Tem como objetivo principal estudar os cenários da epistemologia na ciência, a epistemologia da comunicação e à condição relacional da comunicação com outros campos do conhecimento; e, debater as noções de epistemologia, história e filosofia da ciência, relacionando-as com as condições sócio-históricas de emergência do conhecimento científico amazônico-caribenho. Aborda a ciência da comunicação amazônica-caribenha como epistemologia própria e como (novo) campo transdisciplinar de saber.

 

Palavras chave: Teoria da comunicação; Teoria do jornalismo; Metodologia da pesquisa; Epistemologia da comunicação; Sabres amazônicos

LP6 - Corpo e comunicação: diferença, imaginário e representação (AMAZOOM)

 

Essa linha compreende a necessidade de entender a presença do “corpo dissonante” na comunicação. Busca momentos, disciplinas e autores considerados fundamentais para o entendimento das múltiplas visões sobre o corpo, que ajudam a apreender o “corpo diferente” e analisar a presença desses corpos (e dos discursos sobre esses corpos) na comunicação – e, também, de que forma as mídias têm sido utilizadas no sentido de quebrar estereótipos e modificar visões sobre o corpo.

 

Palavras chave: Corpos; Diferença; Comunicação; Teoria do imaginário; Sabres amazônicos

AMAZOOM
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

O Amazoom é uma rede de comunicação, pesquisa e promoção da cultura localizado no estado de Roraima

www.redeamazoom.org orgulhosamente criado por Bryan Chrsytian Araújo. 2017