top of page

Quem somos

xx.tif

AMAZOOM – Observatório Cultural da Amazônia e do Caribe

 

O Amazom foi criado em 2011 pelo Prof. Dr. Anderson dos Santos Paiva. Em 2013 o Prof. Dr. Vilso Junior Santi assumiu a coordenação do projeto. Sua plataforma online foi lançada em 2017.

 

Hoje o Amazoom encara a missão de criar oportunidades e proporcionar espaço para experimentação comunicacional, cultural e jornalística nos territórios (e territorialidades) configurados pelas regiões da Amazônia e do Caribe.

 

O Amazoom persegue uma perspectiva plural (com pluralidade de enfoques); atua em projetos de ensino, pesquisa e extensão transdisciplinares e multi-institucionais. e, reconhece e valoriza as diversas expressões regionais (culturais e comunicacionais) em suas múltiplas dimensões – política, técnica, teórico-prática e epistemológica.

 

O principal objetivo do Amazoom é se constituir como um espaço vital para cooperação, levantamento, sistematização, discussão e visibilização de conhecimentos outros – acerca dos Saberes Tradicionais Amazônico-Caribenhos; da Etnocomunicação e dos Movimentos Sociais; da Mídia, do Território, do Corpo, das Identidades e dos Processos Comunicacionais e suas Práticas.

 

Tais eixos dão base para sua atuação cotidiana, organizada no entorno de seis linhas principais: Estudos de Mídia, Territórios e Processos Comunicacionais; Comunicação, Memória e Identidades; Etnocomunicação; Mídia, Política e Movimentos Sociais; Perspectivas Teórico-metodológicas em Comunicação e Jornalismo, Corpo e Comunicação.

bottom of page