top of page

ELEIÇÕES 2022: Com alta da Covid, Denarium realiza arraial 'São João do Anauá' de forma presencial

Atualizado: 14 de jul. de 2022

Evento inicia nesta sexta-feira (24), no parque Anauá. Roraima registrou 257 novos casos da doença.


Por: Alessandro Leitão, Caíque Rodrigues, Ruan Carneiro e Yara Ramalho

Foto: Yara Ramalho


Em meio a alta no número de testes positivos para a Covid-19, o governador de Roraima Antônio Denarium (PP) decidiu realizar o arraial “São João do Anauá” de forma presencial pela primeira vez desde 2020. O evento inicia nesta sexta-feira (24), no parque Anauá, na zona Leste de Boa Vista.


Até essa quinta-feira (23), o estado havia registrado 257 novos casos da doença em apenas 24 horas, segundo o levantamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), dado presente no boletim epidemiológico.


O número voltou a crescer dois meses após a desobrigação de máscaras faciais de proteção contra a Covid-19. Em abril, o Governador se apoiou nos baixos índices de contaminação e no avanço da vacinação contra o coronavírus para revogar a medida.


No entanto, o uso do acessório seguiu de forma obrigatória em locais destinados à prestação de serviços de saúde como hospitais, postos de saúde, laboratórios, clínicas, consultórios, farmácias e drogarias.


Nos locais abertos como praças e parques, onde acontece o retorno do arraial presencial, o uso da proteção fica a critério da população, mesmo diante dos novos casos da doença.


Por meio de nota, o Governo de Roraima informou que vem realizando trabalhos de monitoramento de casos relacionados à pandemia da Covid-19. Informou ainda que por conta do recente aumento de novos casos da doença, a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) tem "intensificado o diálogo com os municípios para que os mesmos reforcem as ações de orientação e imunização da população contra a doença".


Foto: Yara Ramalho


O arraial do Governo do Estado acontece entre os dias 24 de junho e 1º de julho, com shows do cantor Tierry, as duplas Humberto e Ronaldo, João Neto e Frederico e o cantor gospel Regis Danese.


Além disso, o evento deve contar com mais de 100 atrações culturais e um grande público. O primeiro dia do arraial registrou pessoas sem máscara e em aglomeração.


Na divulgação do evento foi informado que haveria um local apropriado para realização de testes e vacinação contra a Covid dentro do Parque Anauá. No primeiro dia o serviço contava com cerca de cinco agentes de saúde atendendo a população.



Foto: Yara Ramalho


A Secretaria de Saúde (Sesau) ressaltou que tem levado uma série de ações com foco no diagnóstico de casos da Covid, como a oferta de testagem e vacinação contra a doença nas iniciativas desenvolvidas pelo Governo do Estado. A Sesau reforçou ainda a necessidade de ser manter os cuidados contra a doença.

Foto: Yara Ramalho


Covid-19 em Roraima


Ao todo, o estado já registrou 157.465 mil casos da Covid-19. Destes, 153.654 mil são considerados recuperados. Em relação as mortes, Roraima não registra novos óbitos desde o dia 16 de maio deste ano e segue com 2.152 vítimas da pandemia.


O Hospital Geral de Roraima (HGR), administrado pelo governo, é a única unidade pública que atende casos graves por Covid-19.


Conforme o boletim, a unidade não possuem nenhum paciente em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a doença. No entanto, o HGR tem uma ocupação de 27% nos leitos clínicos destinados para a doença – quatro leitos ocupados. A unidade possui 15.


Mudanças na Sesau


A atuação da Secretaria de Saúde de Roraima (Sesau) durante o governo Denarium ficou marcada pela pandemia da Covid-19 e as várias mudanças no comando da pasta. Em quase quatro anos, a Sesau já passou por dez trocas de comando - sete durante a pandemia.


Desde janeiro de 2019 já passaram pelo cargo os médicos Ailton Wanderley e Allan Quadros Garcês e os coronéis do exército Antônio Élcio Franco Filho e Olivan Pereira Melo Júnior. Além deles, também ocuparam o comando da pasta Airton Cascavel, suspeito de estuprar uma jovem em Santa Catarina, e o contador e Bacharel em Direito, Leocádio Vasconcelos.


Atualmente, o cargo é ocupado por Cecília Lorezon, que já havia passado pelo comando em 2019, mas foi exonerada em meio à greve de enfermeiros que exigiam melhores condições de trabalho.


Colapso na Saúde


Em junho de 2020, durante os primeiros casos de coronavírus, Denarium estimou cerca de 300 mortes pela doença até o fim da pandemia. A informação foi dada por ele em entrevista ao G1. Quase dois anos depois, as mortes por Covid ultrapassam em sete vezes a estimativa do governador e chegaram a marca de 2.152, conforme o boletim epidemiológico da última quinta-feira (23)


Durante o ano passado, o HGR, unidade referência no tratamento da Covid-19, registrou alta na ocupação dos leitos de UTI, que chegou a taxa de 100%.


No enfrentamento à Covid, o Governador, embora tenha se posicionado ao lado de Bolsonaro, afirmou que incentivava a população a se vacinar. Mas, inúmeras vezes apareceu em público sem usar a máscara de proteção e colocou a culpa na baixa adesão dos roraimenses à vacina às prefeituras municipais.


VEJA TAMBÉM:







* Conteúdo experimental desenvolvido na disciplina de JOR53 - Jornalismo Especializado I.

32 visualizações0 comentário
bottom of page