top of page

Rede CEACAM realiza primeiro encontro integrado na Amazônia e destaca debate sobre Alimentação Escolar

  • Foto do escritor: Amazoom
    Amazoom
  • há 21 minutos
  • 2 min de leitura

Evento em Santarém reúne pesquisadores, comunidades e instituições da região para avaliar ações, fortalecer a agricultura familiar e planejar os rumos da rede em 2026.


ree

A Rede CEACAM promove, entre os dias 4 e 6 de dezembro de 2025, em Santarém (PA), o I Encontro Integrado – “O Alimento Fortalecendo as Aprendizagens”, uma iniciativa que une pesquisadores, comunidades tradicionais e representantes da Amazônia Legal para debater o papel da alimentação escolar e da agricultura familiar no desenvolvimento sustentável da região.

 

O evento ocorre no Auditório do NTB, na UFOPA – Unidade Tapajós, e na Comunidade Vista Alegre do Capixauã, e marca um momento estratégico para avaliar ações, compartilhar aprendizados e planejar coletivamente as metas da Rede CEACAM para 2026.

 

Entre os representantes da Rede, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) tem papel de destaque com a participação da professora Leila Adriana Baptaglin, integrante da equipe do projeto “Rede de cooperação em ensino, pesquisa e extensão: O alimento como expressão cultural, fortalecendo a agricultura familiar e induzindo a sustentabilidade em comunidades ribeirinhas tradicionais da Amazônia”.

A presença reforça o compromisso com a formação, a pesquisa e a extensão voltadas à alimentação escolar, cultura alimentar e fortalecimento das comunidades ribeirinhas e amplia a contribuição de Roraima na construção coletiva da rede amazônica.

 

O encontro reúne três eixos centrais:

  • Políticas e pesquisas: com debates sobre o panorama histórico do PNAE em Roraima, estratégias produtivas da agricultura familiar em Rondônia e o mapeamento do acesso ao PNAE/PAA no Amapá;

  • Comunidades em foco: compartilhamento de experiências de comunidades como Piracãoera de Baixo, Aningalzinho, Cachoeira do Maró, Arapemã e Vista Alegre do Capixauã;

  • Síntese e balanços: apresentação dos avanços do CEACAM em cada estado da Amazônia Legal.

 

Nos dias 4 e 5, no auditório da UFOPA, também ocorrem mesas de debate, exibição de vídeos, relatos comunitários e sessões de avaliação do projeto. Já no dia 6, a programação se desloca para a comunidade Vista Alegre do Capixauã, onde participantes viverão uma experiência prática, com visita técnica e duas oficinas simultâneas sobre Educação alimentar e nutricional e Cozinha Criativa, valorizando saberes locais e práticas sustentáveis.


ree

Transmissão

 

Embora o encontro seja voltado aos membros da Rede CEACAM, o público externo poderá acompanhar as discussões pela transmissão ao vivo no canal do Grupo de Estudos e Pesquisas “História Sociedade e Educação no Brasil” da UFOPA - @HISTEDBRUFOPAOFICIAL.



Preparando o encontro

 

O caminho até o evento incluiu atividades preparatórias, como a roda de conversa “Desvendando o PNAE”, realizada em 29 de setembro de 2025 pela UFOPA, com debates sobre alimentação escolar e agricultura familiar.


A formação contou com especialistas como Vanda Maia (NAE/SEMED) e Anselmo Colares (CEACAM/UFOPA), além de integrar pesquisadoras da Rede, como a professora Leila Baptaglin, da UFRR, fortalecendo o diálogo entre estados e consolidando a participação roraimense no projeto.

Comentários


bottom of page