top of page
  • Foto do escritorWebJor

TCC sobre o Silenciamento do Movimento Indígena recebe prêmio nacional da Intercom

Atualizado: 26 de jul. de 2022

Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), desenvolvido pelo acadêmico Fábio Almeida, recebeu a terceira melhor nota no Prêmio Intercom de Ciências da Comunicação.

Charge publicada no Jornal Folha de Boa Vista em 14 de dezembro de 1998.


Em Outubro de 2021 o acadêmico do Curso de Comunicação Social – Jornalismo, Fábio Gonçalves de Almeida, apresentou seu Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) à banca examinadora composta pelos professores Vilso Junior Santi (orientador), Vângela Maria Morais e José Tarcísio de Oliveira Filho.


O trabalho intitulado “O Silenciamento do Movimento Indígena no jornal Folha de Boa Vista: a narrativa jornalística ante o relatório e a portaria da demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol” recebeu nota máxima dos avaliadores e foi indicado, na sequência, para representar o Curso da UFRR no Prêmio Estudantil anual promovido Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.


Alguns meses depois o resultado: entre todos os trabalhos submetidos na categoria Graduação, o TCC de Fábio foi selecionado, ficando em terceiro lugar. Conforme Fábio Almeida “o terceiro lugar demonstra a qualidade do curso de Jornalismo e dos seus docentes”. Já para seu orientador, o professor Vilso Jr. Santi, o reconhecimento “chama a atenção para a realidade da comunicação e das pesquisas em comunicação que são realizadas em Roraima”.

“Agradeço imensamente a dedicação do meu orientador, Vilso Junior Santi, que possibilitou construirmos um ótimo trabalho ao observar uma importante temática jornalística: a garantia dos direitos indígenas e o papel da imprensa, ressaltou Fábio Almeida.

Em suas redes sociais, o agora jornalista diplomado, agradeceu também o reconhecimento do mérito científico do trabalho realizado e o dedicou ao Movimento Indígena, a UFRR, ao Povo Brasileiro e a Intercom:

“Obrigado Universidade Federal de Roraima. Obrigado a Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade. Obrigado povo brasileiro por financiar o ensino superior. Obrigado a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). A pesquisa é fundamental para nossas vidas”.

A entrega da premiação será realizada no dia 07 de setembro de 2022, às 19h30, durante 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação em João Pessoa/PB.


Prêmios Estudantis


Os Prêmios Estudantis Intercom têm como objetivo reconhecer o trabalho de pesquisadores, de programas de pós-graduação e de instituições de ensino superior do Brasil na área da Comunicação. Instituídos no ano de 2022, eles vêm substituir os prêmios Freitas Nobre, Francisco Morel e Vera Giangrande. Em 2022, as indicações pelos programas de pós-graduação e pelas instituições de ensino superior ocorreram entre os dias 15 de fevereiro e 24 de março.


A Intercom


A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação é uma instituição sem fins lucrativos, destinada ao fomento e à troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado. A entidade estimula o desenvolvimento de produção científica não apenas entre mestres e doutores, mas também entre alunos e recém-graduados em Comunicação, oferecendo prêmios como forma de reconhecimento aos que se destacam nos eventos promovidos pela entidade.


O Congresso

O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação acontece desde 1977 e reúne alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área. No evento, são debatidos tópicos de jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, cinema, produção editorial e de conteúdo para mídias digitais e políticas públicas de Comunicação, entre outros. Em 2022, o 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação será organizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ocorre de 5 a 9 de setembro de 2022, e terá como tema "Ciências da Comunicação contra a Desinformação".



112 visualizações0 comentário
bottom of page