top of page
  • Foto do escritorWebJor

Startup: o modelo de empresa do século XXI

Por Winara Sales, editor responsável Matheus Moraes.

Com a tecnologia tudo tem se transformado em uma velocidade quase impossível de acompanhar. O mercado, a tecnologia e o estilo de vida estão em constante mudanças e no empreendedorismo não é diferente. Desde 2011, no Brasil, ouvimos cada vez mais falar daquelas que seriam o “modelo jovem” de empreendedorismo: as Startups.


O termo “Startup” nasceu na época em que ficou conhecida como “a bolha da internet”, das conhecidas “empresas ponto-com”, entre 1996 a 2001. Nessa época, Startup significava apenas um grupo de pessoas com uma ideia diferente que, se aplicada, valia dinheiro. Atualmente, o significado não se distancia muito do que era no início, ganhou uma importância e uma tecnicidade maior, se trata de um grupo de pessoas trabalhando em uma ideia de negócio inovador, repetível e escalável, ou seja, que possa entregar o produto ou serviço em escala ilimitada no mercado e dê lucro.


Segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), atualmente temos mais de 5 mil Startups no país, quase o dobro do início em 2012 que eram pouco mais de 2,5 mil. No país temos grandes cases de sucesso, um dos mais importantes sendo a NuBank que se tornou a empresa mais valiosa da América Latina.


Em Roraima, temos hoje 4 startups registradas na ABStartups e cerca de 30 não registradas, sendo uma delas a premiada TicketPhone uma plataforma desenvolvida para revolucionar a criação e gerenciamento de eventos, que possui reconhecimento nacional e já conta com alguns prêmios em sua caminhada.


O principal incentivador de projetos como esse em Roraima, é o Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Roraima). A instituição traz periodicamente palestrantes e eventos do segmento como o StartupON e o projeto próprio StartupDay. No primeiro semestre de 2019, foi inaugurado o SEBRAELAB que é um espaço de inovação, com um ambiente dinâmico e interativo, focado em incentivar a imaginação e as boas ideias de empreendimento e inovação em Startups no estado de Roraima.

11 visualizações0 comentário
bottom of page