top of page

Rádio e TV Universitária estreiam programa focado em arte e cultura

A Rádio e a TV Universitária estreiam nesta sexta-feira (17) um novo programa voltado para a valorização da arte e a cultura roraimense. Intitulado Cruviana Universitária, a atração será apresentada por Francisco Alves, ator, escritor e professor do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima (UFRR), e pelo cantor e compositor Neuber Uchôa.


Imagem: UFRR

O programa será transmitido toda sexta-feira, às 20h30, simultaneamente pela rádio 95.9 e a TV Universitária canal 2.1. Depois será disponibilizado no canal de Youtube e nos perfis de Facebook e Instagram. A reprise será às 14h de toda terça-feira, tanto na TV como na rádio.

O nome homenageia uma das personagens das histórias dos povos indígenas da região, a Cruviana, que costuma aparecer de madrugada, em forma de ventania, trazendo frescor e espantando o calor das noites. Também é uma referência ao título homônimo de uma composição de Neuber Uchôa.


O programa tem como objetivo ser um espaço de interação e divulgação da produção cultural de Roraima, entrevistando professores artistas, alunos e egressos da UFRR, além de valorizar os cursos de Artes Visuais e Música, endossando a importância dessas licenciaturas para a construção permanente de uma sociedade que valorize a arte local.

Cruviana Universitária é uma das ações englobadas pelo programa Mosaico Cultural, coordenado pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (Prae) da UFRR. Para viabilizar a sua produção, a equipe da Rádio e TV elaborou um projeto chamado Cultura do Norte, que foi selecionado em um edital interno da universidade e futuramente será ampliado com outras atividades.


Foto: UFRR

Toda a equipe da Rádio e da TV Universitária está envolvida na produção do programa, incluindo os estagiários, explica o diretor Paulo César Reis. Nesta primeira edição os convidados especiais serão os integrantes do Coletivo Plac, grupo de arte urbana coordenado pela professora Leila Baptaglin, do curso de Artes Visuais da UFRR. O Plac elaborou o painel que será utilizado como cenário das gravações.

“O Cruviana se configura também um espaço de pensamento e reflexão sobre a cultura de Roraima e suas tantas irradiações nas linguagens artísticas que se desenvolvem aqui. O Cruviana é uma plataforma para pôr em cena nomes já consagrados de nossa cultura, bem como oferecer espaço para os novos fazedores de cultura que estão produzindo. De modo geral a contribuição imediata e efetiva é a criação desse espaço de interação cultural permanente na Universidade e aberta para a sociedade roraimense”, afirma Francisco Alves.


Foto: UFRR

Definindo o programa, o cantor Neuber Uchôa explica que o Cruviana Universitária é uma ventania cultural que dará maior visibilidade aos cursos de Música e Artes, fazendo uma ponte entre eles, seus alunos e professores e a comunidade do Estado. Conforme diz, pretende contribuir para o sucesso do programa com a visão e a experiência resultantes de seus mais de 40 anos trabalhando com cultura em Roraima e outra partes do país.

Sobre a experiência de apresentar o programa, o compositor conta estar muito satisfeito. “Eu considero isso um presente dos deuses. Fico muito feliz de minha ressignificação, de terminar o segundo ano da pandemia apresentando um programa desse nível, de rádio e TV, num dia filé mignon como a sexta, um esquenta para o rolê”, afirma.



Fonte: UFRR

6 visualizações0 comentário
bottom of page