top of page

Relatório Mundial sobre Migração da OIM mostra aumento do deslocamento global

A Organização Internacional para as Migrações lançou na quarta-feira (01) sua emblemática publicação o “Relatório Mundial sobre Migração 2022” (World Migration Report 2022), que revela um aumento dramático do deslocamento interno devido a desastres, conflitos e violência, em um momento em que a mobilidade global está paralisada devido às restrições de viagem da COVID-19.


Imagem: reprodução

“Estamos testemunhando um paradoxo nunca visto antes na história", disse o diretor-geral da OIM, António Vitorino. "Enquanto bilhões de pessoas foram efetivamente imobilizadas pela COVID-19, dezenas de milhões de eventos de deslocamento forçaram outras pessoas a saírem de suas casas".




O número de passageiros aéreos no mundo caiu 60% em 2020 para 1,8 bilhão (de 4,5 bilhões em 2019), ao mesmo tempo em que o deslocamento interno devido a desastres, conflitos e violências aumentou para 40,5 milhões (de 31,5 milhões em 2019). O relatório, o décimo primeiro da série World Migration Report da OIM, se baseia nos últimos dados de todo o mundo para explicar as principais tendências migratórias, bem como as questões que estão surgindo no horizonte da política migratória.


“Este relatório é diferente de qualquer outra edição do Relatório Mundial sobre Migração", disse a editora de relatórios da OIM, Dra. Marie McAuliffe.


“Tanta coisa aconteceu em migração e mobilidade durante estes dois últimos anos e neste relatório reunimos dados-chave, pesquisas e análises para mostrar como as tendências de longo prazo foram alteradas pela COVID-19 e como os migrantes do mundo inteiro foram afetados".


De acordo com o relatório, o número de migrantes internacionais cresceu de 84 milhões em 1970 para 281 milhões em 2020, embora quando se considera o crescimento da população mundial, a proporção de migrantes internacionais só passou de 2,3 para 3,6 por cento da população mundial. A maioria das pessoas em todo o mundo (96,4%) reside no país em que nasceu. O número de migrantes internacionais para 2020 foi menor, em cerca de 2 milhões, do que teria sido devido à COVID-19.


O Relatório Mundial sobre Migração tem agora uma gama ampliada de materiais de relatório para a era digital. A plataforma interativa online permite aos usuários explorar e interagir com dados-chave de uma forma altamente visual e envolvente. A edição de 2020 ganhou ouro no Prêmio Internacional de Desenho de Relatórios Anuais de 2021, no início deste ano.


O kit de ferramentas para educadores online foi desenvolvido para apoiar professores em todo o mundo, pois eles procuram fornecer materiais de aprendizagem equilibrados, precisos e interessantes sobre os fundamentos da migração e dos migrantes para adolescentes e jovens adultos.


O Relatório Mundial sobre Migração se tornou uma fonte-chave para a verificação de fatos, ajudando a refutar notícias falsas sobre migração em uma grande variedade de lugares. A edição de 2022 agora tem um novo e simples kit de ferramentas de verificação de fatos para ajudar a acabar com os mitos-chave sobre migração.


Além da análise de dados, o relatório cobre tópicos específicos para os leitores que precisam de um conteúdo mais aprofundado. Os tópicos abordados incluem migração e mudanças climáticas lentas; laços de paz e desenvolvimento com as migrações; zumbido e tráfico nos caminhos da migração; impactos da COVID-19; desinformação sobre a migração; contribuições dos migrantes em uma era de desinformação; e, inteligência artificial e migração, que são oportunas e altamente relevantes tanto para o público especializado quanto para o público em geral.


Acesse o relatório (em inglês) por aqui.


Fonte: OIM

153 visualizações0 comentário
bottom of page