top of page

Projeto Jamaxim Cultural promove oficina sobre literatura indígena

A oficina será realizada no dia 06 de novembro, por meio da plataforma Google Meet.

Foto: divulgação

O projeto Jamaxim Cultural está com inscrições abertas até 05 de novembro para uma oficina literária com o escritor Cristino Wapichana. A proposta é compartilhar estratégias de ensino de literaturas dos povos indígenas a partir dos livros produzidos pelo ministrante.


A oficina acontecerá no dia 6 de novembro, das 9h às 11h (horário de Brasília) pelo Google Meet. A ficha de inscrição está disponível no link https://forms.gle/Xhe5XWxMKaiDY3ZF8.


Durante a oficina serão trabalhados os conteúdos dos livros de Cristino: “A Boca da Noite”, “O Cão e o Curumim”, “A Cor do Dinheiro da Vovó” e “Ceuci a Mãe do Pranto”.


Inscrições - O projeto Jamaxim Cultural está montando acervos com obras de autoria indígena para serem trabalhados nas escolas indígenas de Roraima. A proposta é cada participante da oficina doar, a título de inscrição, um dos livros do autor Cristino Wapichana para o projeto.


Cristino é músico, compositor, cineasta e escritor. Nascido em Boa Vista (RR), é contador de histórias e palestrante sobre a temática indígena em escolas, universidades, fundações e instituições diversas. Entre outras obras é autor de A Boca da Noite, traduzido para o dinamarquês e sueco e obra vencedora da Estrela de Prata do Prêmio Peter Pan 2018, do International Board on Books for Young People (IBBY).


O Jamaxim Cultural é uma ação do Programa de Valorização das Línguas e Culturas Macuxi e Wapichana, da Universidade Federal de Roraima (UFRR). A iniciativa é vinculada à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (Prae), ao Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) e ao Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena.


Esta oficina conta com apoio da OPIRR e da Cátedra Políticas Linguísticas para o Multilinguismo (Unesco).


Os interessados podem requerer mais informações pelo e-mail pvlcmw@gmail.com ou pelo whatsapp 21920031522.


Fonte: UFRR


17 visualizações0 comentário
bottom of page