• liliguimaraes16

Instituto Insikiran promove apresentações do Programa Institucional de Bolsas ao Estudante Indígena

O Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima (UFRR) promoverá no dia 22 de novembro o evento virtual “I T `kusen de pesquisa e extensão do Programa Institucional de Bolsas ao Estudante Indígena” (Probei). As atividades serão realizadas das 8h30 às 12h, com transmissão pelo canal do Insikiran no YouTube.

Imagem: divulgação

O Probei é uma ação executada pelo Instituto Insikiran com o apoio de emenda parlamentar da deputada Joenia Wapichana. Seu foco é o fortalecimento e apoio para permanência dos estudantes indígenas na UFRR.


Com a emenda parlamentar no valor de R$180 mil foi possível dar condições aos estudantes indígenas na permanência no ensino superior, principalmente, no período de maior dificuldade durante a pandemia de Covid-19, além de incentivar e fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão.


Foram beneficiados pelo Programa 17 bolsistas indígenas dos povos Macuxi, Wapichana, Sapará, Taurepang e Wai-Wai. Eles estudam nos cursos de Licenciatura Intercultural Indígena, Gestão Territorial Indígena e Gestão em Saúde Coletiva Indígena. Também receberam as bolsas alunos do Processo Seletivo Específico para Indígenas (PSEI), que abrange diversos cursos.


Além das bolsas que atenderam estudantes indígenas não contemplados pelo Programa Bolsa Permanência do Ministério da Educação, o Probei beneficiou 11 projetos de pesquisas divididos nos cursos de Licenciatura Intercultural, Gestão em Saúde Coletiva Indígena, Gestão Territorial Indígena e do PSEI, contemplando os cursos de Comunicação Social/Jornalismo, Engenharia Civil e Antropologia.


O evento on-line terá a participação de bolsistas beneficiados pelo Probei, da deputada Joenia Wapichana, do professor Geraldo Ticianeli, reitor da UFRR, professores, orientadores e organizações indígenas.


Confira os temas de pesquisas dos bolsistas beneficiados:

-Licenciatura Intercultural Indígena: a) Projeto de Pesquisa: Artes de Cura no Norte do Brasil: saúde e agências em perspectivas etnográficas; b) Programa Laboratórios Socionaturais vivos como instrumento pedagógico na Educação Indígena.


- Gestão Territorial Indígena: a) Projeto de extensão: Direitos Indígenas para a Proteção, Gestão e Segurança do Território no Contexto da Terra Indígena São Marcos; b) Inventário Nacional da Diversidade Linguística Wapichana e Macuxi na Região Serra da Lua/RR; c) Programa de Valorização das Línguas e Culturas Macuxi e Wapichana (pesquisa) e d) Programa de Valorização das Línguas e Culturas Indígenas de Roraima (extensão)


-Gestão em Saúde Coletiva Indígena a) Projeto de pesquisa: Políticas Públicas nas Terras Indígenas de Roraima: Desafios Socioeconômicos e Sustentabilidade b) Projeto de extensão: Programa de Capacitação de Profissionais de Saúde na Rede do SUS, “Sáude Indígena e Interculturalidade”.


-PSEI- Comunicação Social – Jornalismo a) Projeto de pesquisa: Planejamento e produção de manual de cobertura jornalística de mudanças climáticas em Roraima (PIC/PIBIC/UFRR) b) Engenharia Civil: Saneamento básico presentes em Comunidades Indígenas no Município de Alto Alegre/RR e c) Antropologia: Projeto: “Capacitação do Programa Waimiri Atroari”.

Imagem: divulgação

Fonte: UFRR