top of page

Eleições 2020: Normandia e Uiramutã elegem prefeitos indígenas

Atualizado: 16 de jun. de 2021

Candidatos autodeclarados indígenas são eleitos prefeitos de dois municípios ao Norte de Roraima



Foto: Reprodução/Facebook/Joenia Wapichana/

Legenda: Joenia Wapichana, Tuxaua Benisio e Professor Jeremias


O resultado das eleições municipais 2020 passará a ter um significado especial para os povos indígenas de Roraima. A partir de janeiro de 2021, Normandia e Uiramutã, municípios da região Norte do Estado, serão administrados por prefeitos autodeclarados indígenas.


No pleito deste ano, dois prefeitos indígenas conseguiram se eleger. Entre eles está Tuxaua Benisio (Rede), que recebeu 42,4% dos votos válidos, o equivalente a 2.066 votos no total, para a prefeitura do município de Uiramutã.


Tuxaua Benisio, 52 anos, etnia Macuxi, agricultor, com ensino fundamental incompleto, é uma importante liderança da comunidade indígena Pedra Branca, onde reside, localizada na Terra Indígena Raposa Serra do Sol.


Ele derrotou o atual prefeito Manoel Araújo, popularmente conhecido como Dedel (PP), que ficou em segundo lugar com 34,4% dos votos válidos, o correspondente a 1.684 votos.


Outro candidato autodeclarado indígena eleito prefeito em Roraima, Dr.Raposo (PSD), recebeu 1.463 votos válidos, 24,3% do total, para administrar o município de Normandia.


Da etnia Macuxi, Dr. Raposo, 42 anos, é casado e formado no curso de Direito pela Faculdade Cathedral de Ensino Superior desde 2011. Ele reside na sede do município de Normandia.


O candidato derrotou Jairo Araújo (MDB), ex-prefeito do município que ficou em segundo lugar com 23,3% dos votos válidos (1.408). O atual prefeito da cidade, Gute Brasil (PL), ficou em terceiro lugar com 20,3% dos votos (1225).


Com as vitórias de Tuxaua Benisio, em Uiramutã, e Dr. Raposo, em Normandia, prefeitos indígenas estarão no comando de dois dos três municípios que fazem da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, com exceção de Pacaraima.


VICE-PREFEITOS INDÍGENAS

De acordo com apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além dos dois prefeitos indígenas eleitos, Roraima também elegeu três vice-prefeitos autodeclarados indígenas em três municípios. É deles o comando em caso de ausência ou afastamento do gestor da cidade.

Em Amajari, Ozeas Marques, (PSD), 52 anos, etnia Taurepang, foi eleito vice-prefeito de Núbia Lima (MDB). O candidato atualmente é aluno do curso de licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano.

Por Bonfim, Mario Nicacio (Rede), 37 anos, da etnia Wapichana, foi eleito vice-prefeito de Joner Chagas (Republicanos). Ele já foi coordenador do Conselho Indígena de Roraima (CIR) e atualmente é vice-coordenador da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB).

No município de Uiramutã, Professor Jeremias (PROS), 30 anos, foi eleito vice-prefeito de Tuxaua Benisio (Rede). O candidato é formado em Ciência Biológicas pela Universidade Claretiano e em Licenciatura Intercultural em Ciências da Natureza pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).


20 visualizações0 comentário
bottom of page