top of page

Editora lança livro sobre jornalismo produzido para mídias sociais; obra tem download gratuito


Foto: divulgação.

As mídias sociais trouxeram um novo formato jornalístico. O fenômeno é identificado pela pesquisadora Ingrid Pereira de Assis, no livro “Notícias autodestrutivas: jornalismo no Snapchat e Stories do Instagram” (Editora Insular), que será lançado como ebook no 44º Congresso da Intercom, que acontece entre os dias 4 e 9 de outubro.


O livro é resultado da pesquisa de doutorado da autora, realizada no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJor/UFSC), e está disponível para ser baixado gratuitamente pelo site da Insular (link abaixo).


A investigação teve como objetivo principal aferir se seria possível sustentar o conceito de notícia autodestrutiva, a partir do conteúdo jornalístico criado e disponibilizado por veículos de comunicação nacionais e internacionais para as plataformas de mídias sociais Snapchat e Stories do Instagram.



Foto: Ingrid Assis/divulgação.

“Analisei as postagens do Uol, no Snapchat, e do G1, do portal português Público.pt e do portal estadunidense da Cable News Network (CNN), na plataforma de rede social Instagram, para identificar elementos jornalísticos que permitiam sustentar que ali havia um novo formato jornalístico ascendendo”, destaca Ingrid.


Além da conceituação das chamadas notícias autodestrutivas, a obra problematiza a presença deste novo formato na sociedade e discute os elementos visuais pertinentes à criação das postagens analisadas. “É uma pesquisa ampla, que visa não apenas fazer um profundo resgate teórico para sustentar o conceito proposto, mas também analisar qual o papel desse tipo de publicação na atualidade”.


A pesquisadora acrescenta que pensou em desenvolver uma pesquisa que não fosse meramente teórica, mas que trouxesse elementos práticos suficientemente relevantes para quem trabalha diretamente com a criação de conteúdos jornalísticos para essas duas plataformas.


A publicação inicia a série Informação, da Editora Insular, e conta com um prefácio escrito pelo professor Denis Renó, da Universidade de Estadual Paulista (Unesp) e um texto de apresentação de Cárlida Emerim, docente do PPGJor/UFSC e orientadora da pesquisa.

Para baixar o livro, acesse o site da Editora Insular.


Fonte: ComunicoLog

20 visualizações0 comentário
bottom of page