top of page

Dez indígenas são eleitos para o cargo de vereador em quatro municípios de Roraima

Atualizado: 16 de jun. de 2021


Foto: Arquivo pessoal/Gedeão Silva e Joenia Wapichana


Dez indígenas foram eleitos vereadores em quatro municípios de Roraima neste domingo, 15. De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de candidatos indígenas que tiveram sucesso nas urnas corresponde a 6,3% dos 157 parlamentares eleitos nos 15 municípios do estado.


Uiramutã, município na região Norte de Roraima, lidera o ranking, com seis vereadores autodeclarados indígenas eleitos no pleito de 2020, o que corresponde a maioria das vagas na Câmara de Vereadores. Normandia aparece em seguida, com dois parlamentares indígenas eleitos. Bonfim e Amajari elegeram um vereador indígena cada.


Os vereadores eleitos estão distribuídos em sete partidos, da seguinte forma: Republicanos (2), PROS (2), Cidadania (2), Solidariedade (1), PSD (1), PP (1) e Rede (1).


Gedeão Silva, 30 anos, etnia Macuxi, do partido Rede Sustentabilidade, foi eleito vereador no município de Uiramutã com 194 votos. Ele reside na comunidade indígena Caparaparú, localizada na Terra Indígena Raposa Serra do Sol e atua como coordenador pedagógico na rede estadual de ensino.


Ele conta que a falta de recursos foi um dos principais desafios na campanha eleitoral, mas que com o apoio das lideranças das comunidades indígenas conseguiu superar essa dificuldade e se eleger vereador.


“Agradeço muito as pessoas que deram esse voto de confiança para nossa campanha. Passamos por muitas dificuldades com falta de recursos para transporte e logística, mas graças ao apoio das lideranças, dos jovens e dos nossos Tuxauas nós conseguimos ganhar a eleição”, relatou.


Para Gedeão, a vitória é uma oportunidade para fazer uma política mais participativa que conte com a colaboração das comunidades indígenas. “Queremos fazer parte de uma política com transparência, responsabilidade e com apoio da base”, concluiu.


NÚMEROS:

Conforme dados do TSE, Roraima registrou 148 candidaturas de indígenas nas Eleições Municipais de 2020. O número representa 7,9% do total de candidaturas registradas pela Justiça Eleitoral em todo o estado, que somam 1.875.


Do total de candidatos autodeclarados indígenas esse ano, três concorreram como prefeitos, 10 como vice-prefeitos e 135 como vereadores.


Veja lista completa dos vereadores indígenas eleitos em Roraima


- Amajari

Júlio Souza (Republicanos) - 191 votos


- Bonfim:

Nonato do Moskow (PROS) - 281 votos

- Normandia

Dani Esbell (Solidariedade) - 178 votos

Enfermeiro Brizola (PSD) - 185 votos


- Uiramutã:

Cizimar da Água Fria (Cidadania) - 237 votos

Cricya Raposo (PP) - 170 votos

Profª Delzuita (Cidadania) - 212 votos

Professor Gedeão (Rede) - 194 votos

Professor Ribamar (PROS) - 228 votos

Profª Tania (Republicanos) - 187 votos


20 visualizações0 comentário
bottom of page