top of page
  • Foto do escritorMelissa Lima

Cine Sesc exibe documentário produzido na TI Yanomami nesta quarta-feira, 24

Ação acontece ás 19h na unidade do bairro Mecejana, em Boa Vista


Claudia Andujar e Davi Kopenawa - Foto: Divulgação/Instagram

A Huturara Associação Yanomami (HAY) convida amigos e parceiros para a apresentação do Documentário “Gyuri”, sobre a trajetória da fotógrafa Claudia Andujar com os Yanomami. A exibição acontece nessa quarta-feira (24), às 19h, no Cine Sesc do bairro Mecejana, em Boa Vista (RR).


No dia 25 de maio a Terra Indígena Yanomami completa 31 anos de homologação em meio a tragédia humanitária instala diante do descaso e omissão do último governo que - associado ao incentivo do garimpo, tirou vidas com surtos de doenças, ataques violentos, devastação e contaminação da Terra-Floresta.


A luta pela sobrevivência da vida está presente também no longa-metragem “Gyuri”, onde descreve que a fotógrafa suíça Claudia Andujar, de 90 anos, atravessou a guerra na Hungria, fugiu da perseguição nazista em Viena e, depois de se exilar no Brasil, acolheu e foi acolhida pelos Yanomami, a quem dedicou grande parte de sua vida.


O filme, exibido no 25º É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários, é o primeiro longa da diretora pernambucana Mariana Lacerda, e traz outros personagens históricos da luta pela conquista do maior território indígena do Brasil: o xamã e líder político do povo Yanomami, Davi Kopenawa e o ativista Carlo Zacquini, missionário católico, defensor dos povos originários.


Além do Documentário, que tem duração de uma hora e meia, o público vai ter a oportunidade de acompanhar um bate-papo com a diretora Mariana Lacerda, o filósofo Peter Pál Pelbart e o líder indígena Ênio Mayanawa Yanomami, diretor em saúde da Hutukara Associação Yanomami.



14 visualizações0 comentário
bottom of page