top of page

Cinco municípios de Roraima têm candidatos indígenas ao cargo de prefeito e vice-prefeito

Atualizado: 16 de jun. de 2021


Cinco dos 15 municípios de Roraima tem candidatos autodeclarados indígenas disputando o cargo de prefeito e vice-prefeito nas Eleições Municipais 2020. A informação tem como base os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os candidatos estão distribuídos nos municípios de Amajari, Bonfim, Normandia, Pacaraima e Uiramutã


De acordo com a Justiça Eleitoral, ao todo são 12 candidatos indígenas disputando um cargo na chefia do Executivo Municipal. Desse total, três candidatos a prefeito e nove a vice-prefeito foram oficializados para a disputa, sendo dez homens e duas mulheres.


A maior parte deles está no município de Uiramutã, com dois postulantes ao cargo de prefeito e três ao de vice-prefeito. Normandia aparece em seguida, um prefeito e dois vice-prefeitos.


Pacaraima está em terceiro lugar, com dois candidatos ao cargo de vice-prefeito. Amajari e Bonfim só possuem um candidato ao cargo de vice-prefeito cada.


Para fazer uma escolha consciente no dia da votação é essencial conhecer bem os candidatos e saber quem integra a chapa de todos os postulantes à chefia do Executivo municipal.


Confira o perfil de cada um deles, em ordem alfabética do município e do nome do candidato, segundo informações que constam no TSE:


AMAJARI: Ozeas (PSD) - 15 - Vice-prefeito

Ozeas tem 52 anos e é candidato a vice-prefeito de Núbia Lima (MDB) pelo município de Amajari. Ele concorre pelo Partido Social Democrático (PSD) e integra a coligação “Reconstruir é preciso”.


O candidato atualmente é aluno do curso de licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano.


BONFIM: Mario Nicacio (Rede) - 10 - Vice-prefeito

Candidato a vice-prefeito de Joner Chagas (Republicanos) pelo município de Bonfim, Mário Nicácio tem 37 anos. Ele concorre pelo partido Rede Sustentabilidade (REDE). O candidato compõe a coligação “Unidos por Bonfim”.


Mário Nicácio é mestre em Sustentabilidade pela Universidade de Brasília (UNB). Já foi coordenador do Conselho Indígena de Roraima (CIR) e atualmente é vice-coordenador da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB).


NORMANDIA: Dr Raposo (PSD) - 55 - Prefeito

Dr Raposo, 42 anos, é candidato a prefeito no município de Normandia e tem como vice-prefeita a candidata Veralice. Ambos concorrem pelo Partido Social Democrático (PSD) que compõe a coligação “Por uma Normandia mais igualitária e promissora”.


Ele é formado no curso de Direito pela Faculdade Cathedral de Ensino Superior desde 2011.


NORMANDIA: Índia Gracilene (Solidariedade) - 77 - Vice-prefeita

Índia Gracilene tem 42 anos e é candidata ao cargo de vice-prefeita de Samir Barros pelo município de Normandia. Ambos integram o partido Solidariedade e não fazem parte de nenhuma coligação com outras legendas.

A candidata é natural do município de Normandia e trabalha como professora do Ensino Fundamental da rede pública municipal.


NORMANDIA: Tuxaua Carpejane (PSB) - 40 - Vice-prefeito

Tuxaua Carpejane tem 38 anos e é candidato ao cargo de vice-prefeito de Patrícia Ferreira. Os dois concorrem pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) que não integra coligação com outras legendas.

Natural de Normandia, ele possui o Ensino Médio completo e atua como agente de saúde e sanitarista.


PACARAIMA: Gabriel Peixoto (PDT) - 28 - Vice-prefeito

Gabriel Peixoto, 34 anos, é candidato ao cargo de vice-prefeito de Waldery Davila (PRTB) no município de Pacaraima. Ele integra o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e faz parte da coligação “Compromisso com Pacaraima”.

O candidato, natural de Boa Vista, possui o Ensino Médio completo e foi eleito em 2016 como vereador do município de Pacaraima.


PACARAIMA: Jordão do Contão (PROS) - 90 - Vice-prefeito

Jordão do Contão, 34 anos, é candidato ao cargo de vice-prefeito de Altamir Campos em Pacaraima. Ambos os candidatos são do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e não compõem nenhuma coligação com outras legendas.

Natural de Boa Vista, Jordão do Contão possui o Ensino Médio completo e trabalha como agricultor em Pacaraima.


UIRAMUTÃ: Dedel (PP) - 11 - Prefeito

Dedel, 47 anos, é candidato a prefeito pelo Partido Progressistas (PP) no município de Uiramutã. Ele tem como vice-prefeito o candidato Jurandir (PP). Os dois integram a coligação “Uiramutã para todos”.

Natural do município de Normandia, o candidato possui o Ensino Médio completo e é o está buscando a reeleição em Uiramutã.


UIRAMUTÃ: Jurandir - (PP) - 11 - Vice-prefeito

Jurandir, 42 anos, é candidato ao cargo de vice-prefeito de Dedel no município de Uiramutã. Os dois são do Partido Progressistas (PP) na coligação “Uiramutã para todos”. Natural de Uiramutã, o candidato possui o ensino médio completo.


UIRAMUTÃ: Professor Jeremias (PROS) - 18 - Vice-prefeito

Professor Jeremias, 30 anos, reside na Comunidade Indígena Ticoça, localizada na Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Ele integra o Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e é candidato a vice-prefeito do Tuxaua Benisio (REDE) pelo município de Uiramutã.


O candidato é formado em Ciência Biológicas pela Universidade Claretiano e em Licenciatura Intercultural em Ciências da Natureza pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).


UIRAMUTÃ: Profª Vereadora Lourdes Brito (Republicanos) - 10 - Vice-prefeita

Profª Vereadora Lourdes Brito, 43 anos, é atualmente vereadora e candidata a vice-prefeita de Leidi Moura no município de Uiramutã. Ambas concorrem pelo partido Republicanos que não integra coligação com outras legendas.


Nascida na vila de Mutum, ela é formada no curso de Licenciatura Intercultural pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e professora do Ensino Médio na rede pública estadual.

UIRAMUTÃ: Tuxaua Benisio (Rede) - 18 - Prefeito

Tuxaua Benisio, 52 anos, é candidato a prefeito pelo partido Rede Sustentabilidade (Rede) pelo município de Uiramutã. Atualmente reside e é Tuxaua da Comunidade Indígena Pedra Branca, localizada na Terra Indígena Raposa Serra do Sol.


O candidato tem como vice-prefeito o Professor Jeremias do Partido Republicano da Ordem Social (PROS). A chapa integra a coligação “União por Uiramutã”.


16 visualizações0 comentário
bottom of page