top of page
  • Foto do escritorWebJor

40º Enecom - Evento promove trocas culturais entre estudantes do Brasil

Atualizado: 3 de nov. de 2019

Por: Juliana Dama

Foto: Juliana Dama

O 40° Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação (Enecom) foi realizado no período de 27 de outubro a 3 de novembro na Universidade Federal de Roraima (UFRR). O evento reuniu jovens de seis diferentes estados do Brasil que, além de discutir o atual cenário político e comunicacional do país, puderam trocar experiências e conhecer outras culturas.


Foto: Juliana Dama

Valéria Cardoso, acadêmica de Jornalismo na Faculdade de Tecnologia e Ciências em Salvador - Bahia (FTC/SA) , afirma que encontrou em Boa Vista uma realidade diferente da imaginada.


Valéria Cardoso. Foto: Juliana Dama


“Eu tinha um conceito formado. Achei que ia ver muitas pessoas com traços indígenas e foi uma surpresa ver tanta gente diferente, por conta do fluxo migratório que é bem forte no estado. As pessoas são mais tímidas, o baiano é mais ‘pra frente’. Mas ainda assim, são muito receptivas. A culinária também é bem diferente, a farinha daqui é mais grossa”, disse em tom de descontração.

Para a estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade São Judas em São Paulo (USJ-SP), Maria Beatriz, participar do evento em Roraima foi uma oportunidade para conhecer vivências pouco discutidas na região sudeste.

Maria Beatriz. Foto: Juliana Dama

“A primeira coisa que descobri é que não se fala ‘Rorâima’ e sim ‘Roráima’ e eu não fazia a menor ideia. Vi que o pessoal é muito acolhedor e gosta de abraço, e acho isso maravilhoso porque lá em São Paulo é tanta correria que ninguém se fala direito. Na faculdade também existem algumas diferenças. Lá se fala muito sobre venda, troca e trabalho, e aqui as pessoas têm uma preocupação social muito grande. Estar em Boa Vista vendo e vivendo essa realidade abriu meus horizontes de uma maneira que não consigo explicar. Vou levar comigo muitas saudades e essa sementinha de consciência social que é tão importante para nós estudantes”, disse.

O acadêmico de jornalismo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Douglas Maia, conta que esperava conhecer uma cultura invisibilizada pela mídia.

Douglas Maia. Foto: Juliana Dama

Estar aqui e tratar de temáticas sobre indígenas, imigrantes e Amazônia foi uma experiência enriquecedora. A mídia vai vender muito o norte e o nordeste de uma forma marginalizada e pobre. A primeira coisa que me surpreendeu quando cheguei aqui foi como a cidade é limpa, muito organizada e rica. Além disso, a energia das pessoas, a questão do acolhimento, do abraçar, do responder e atender você prontamente é de uma delicadeza e carinho muito grande. Esses novos olhares e a ideia de descolonizar esses territórios do norte são as coisas que eu vou levar e que me impactaram muito nessa experiência”, afirmou.

Vídeo: primeiro dia de programação do Enecom. Produção: Lucas Sechi, estudante de Comunicação Social - Jornalismo na UFRR.


ENECOM

Organizado pela Executiva Nacional dos Estudantes (Enecos) desde 1991, o Enecom é um evento com viés político que busca aproximar acadêmicos de comunicação de todo o país por meio de discussões, troca de vivências, palestras, oficinas e atividades lúdicas. Este ano, o encontro discutiu o tema “Resistências Comunitárias” e reuniu jovens dos estados de Roraima, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Sergipe, que será a sede do evento em 2020.


Confira a nossa galeria:

Fotos: Juliana Dama

56 visualizações0 comentário
bottom of page