top of page
  • Foto do escritorWebJor

40º Enecom discute o tema “Resistências Comunitárias”

Atualizado: 4 de out de 2019

Evento ocorre de 27 de outubro a 3 de novembro na UFRR


Por: Juliana Dama


A Universidade Federal de Roraima (UFRR) será sede da 40º edição do Encontro Nacional de Estudantes de Comunicação (Enecom). O evento será realizado no período de 27 de outubro a 3 de novembro e discutirá o tema “Resistências Comunitárias”.


Organizado pela Executiva Nacional dos Estudantes (Enecos) desde 1991, o Enecom é um evento com viés político que busca aproximar acadêmicos de comunicação de todo o país por meio de discussões, troca de vivências, palestras, oficinas e atividades lúdicas. Joana Darc, graduanda na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e membro da Enecos, explica que, por muito tempo, os movimentos estudantis estiveram centrados nas regiões sul e sudeste, e agora passam a ganhar força em outros lugares.


“No contexto acadêmico, conseguir ouvir os ecos do norte é extremamente importante por ser uma região que necessita de organização popular e de instrumentos de luta. Roraima conseguir protagonizar esse espaço é fantástico”, contou.

Para Luan Selfish, coordenador do Enecom Roraima, sediar o evento é um importante passo para a consolidação política do cenário estudantil no estado. De acordo com ele, o objetivo é abordar assuntos invisibilizados no restante do país, e dessa maneira, pensar em novas formas de fazer comunicação.


“A herança que temos dos povos tradicionais é o nosso grande diferencial. É a primeira vez que o tema indígena tem protagonismo e é abordado dessa forma [...] A resistência indígena se dá a partir da comunidade. Assim como eles, precisamos aprender a resistir juntos”, disse, explicando a escolha do tema.

Francisco Eduardo, um dos organizadores do encontro, enfatiza que tratar do assunto “é mais urgente do que nunca”.


“Nesse contexto político caótico de censura da educação e da cultura, e do discurso de ódio tomando cada vez mais força, discutir o tema Resistências Comunitárias é de extrema importância porque são grupos sociais minoritários que mais estão sendo prejudicados. Nessa reunião, vamos desenvolver juntos estratégias de como construir essa reação coletiva e como praticar uma comunicação não violenta”, afirmou.

No restante do país, estudantes já se mobilizam para a vinda a Roraima. Caio de Jesus, da Universidade Federal do Pará (UFPA), conta que os preparativos iniciaram, no entanto, é necessário lidar com alguns empecilhos.


“Desde que ficamos sabendo onde seria o próximo encontro ficamos muito felizes. Mas nós, pessoas do norte, temos uma certa dificuldade de nos locomovermos entre o próprio norte. As passagens são caras e às vezes é mais barato viajar para outras regiões. Apesar disso, estamos tentando levar o máximo de pessoas possível”, ressaltou.

COMO PARTICIPAR

Para fazer parte do Enecom Roraima 2019, é obrigatória a participação nos pré-encontros organizados pelos mobilizadores de cada região. Nestes espaços, são realizadas discussões e levantadas pautas regionais a serem levadas para o encontro nacional. O evento é aberto a estudantes de todos os cursos de graduação.


Também é necessário realizar a inscrição até o dia 13 de outubro e efetuar o pagamento via transferência ou depósito bancário.


Mais informações estão disponíveis no site e no perfil do Instagram do Enecom.





74 visualizações0 comentário
bottom of page