• Phueblo caliri

Vacinas atrasadas - O drama de quem espera chegar a sua vez

Atualizado: Mar 19

A crise politica enfrentada pelo país em meio a pandemia do novo Cononavirus colocou a população brasileira em uma situação de extrema vulnerabilidade. Escândalos de corrupção e o colapso da saúde eram o cenário quase que prioritário nos estados sendo a chegada da vacina a única solução possível e esperada para um ano de incertezas.


chegada das vacinas em Roraima foto: Divulgação/Secom

Janeiro de 2021 após uma série de tramites o governo anuncia a distribuição das vacinas para os estados. Em Roraima o pouso tão esperado aconteceu no dia 27 uma solenidade no palácio do governo marcou o inicio do que era dito como o recomeço. Porém, dia 17 de janeiro de 2021 e o cenário atual volta a ser de incertezas e informações desencontradas. Há cerca de três semanas a vacinação na capital está parada na faixa etária de 75 a 79 anos a prefeitura alega a falta de doses inclusive fechando postos de vacina.



A Dona Neuma Caliri é uma dessas milhares de pessoas que espera ansiosamente a sua convocação. Idosa, hipertensa e diabética a funcionaria publica de 65 anos mesmo pertencente ao grupo de risco não sabe em que dia isso irá acontecer


Neuma Caliri a aposentada espera ansiosamente por sua imunização.

"EU ME PREUCUPO MUITO. HÁ MAIS DE UM ANO EU TO PRESA EM CASA E ISSO É MUITO RUIM. PERDI MINHA MÃE E MEU IRMÃO PARA ESSA DOENÇA E DÓI MUITO SABER QUE TEMOS UMA SOLUÇÃO NOSSOS GOVERNANTES NÃO ESTÃO LUTANDO PARA QUE ESSA VACINA CHEGUE LOGO"


A mãe e o irmão da idosa faleceram em julho de 2020 e desde então o isolamento na casa dela foi intensificado. A funcionaria pública, que era acostumada a estar sempre no convívio de muitas pessoas, hoje se vê, segunda ela, em situação de prisioneira no seu próprio lar.


A prefeitura informa que depende das doses repassadas pelo governo para que essas pessoas sejam contempladas. Enquanto isso a população segue tendo esperar e conviver com as incertezas impostas pela pandemia.




VACINA EM RORAIMA


Mais de 10 milhões de pessoas receberam ao menos uma dose da vacina em todo o brasil. são informações de dados divulgados consórcio de veículos de imprensa. Em Roraima, o número de pessoas imunizadas com a primeira dose é de 27.841 pessoas. Em relação à segunda dose, são 14.242 pessoas que foram totalmente imunizadas. E o total de doses aplicadas em Roraima é de 42.083 das 113.660 doses enviadas pelo ministério da saúde


Nesta quarta, 17, Roraima recebeu mais de 6,4 mil doses da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, Este é o terceiro repasse de vacinas feito pelo Ministério da Saúde no mês de março. Roraima recebeu mais 8,8 mil doses no dia 3 deste mês e outras 2,8 mil no dia 10, todas da CoronaVac.


Atualmente, a primeira etapa de imunização é direcionada a profissionais de saúde, indígenas aldeados, idosos, deficientes físicos com mais de 18 anos institucionalizados, e idosos com 75 anos e deveria durar dez dias segundo o cronograma. Mas a falta de doses empacou a campanha.

Segundo a coordenadora geral de vigilância e saúde do estado, Valdirene Oliveira, não é possível dizer com precisão quando será a convocação da nova faixa etária. E ainda disse que é preciso que prefeitos não estipulem datas ou divulguem calendários pois o repasse das doses pelo Ministério da Saúde ainda está incerto. "Sempre que o repasse for feito nós da secretaria iremos comunicar os prefeitos e a população" frisou a coordenadora.


"não temos vacina em estoque ou com previsão de envio" Valdirene Oliveira foto: Divulgação/Secom


COVID EM RORAIMA


Mais 11 novos óbitos foram registrados. Destes, apenas um ocorreu nas últimas 24 horas. todos os outros ocorreram entre 11 e 15 de março. o número de óbitos em investigação, para saber se existe relação com a covid-19, agora é de 82 casos segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Roraima


Ao todo, no Brasil, somente 2 estados registram estabilidade na taxa de mortes, incluindo Roraima. a nossa taxa é de -3%. Lembrando que essas são informações da média móvel, que levam em consideração os dados dos 7 últimos dias em comparação com duas semanas atrás.

10 visualizações0 comentário
AMAZOOM
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

O Amazoom é uma rede de comunicação, pesquisa e promoção da cultura localizado no estado de Roraima

www.redeamazoom.org orgulhosamente criado no curso de Jornalismo da UFRR em 2017