• Yohanna Emmelly

Sistema Fieam disponibiliza cartilha com medidas de prevenção contra arboviroses

A cartilha explica como ocorrem as transmissões, os sintomas e as reações manifestadas

Fonte: Divulgação/Internet

O Sistema Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas) disponibilizou, no início desta semana, uma cartilha informativa com medidas de prevenção contra as doenças dengue, zika, chikungunya, H3N2 e covid-19. O informativo está disponível para download gratuito no site da Fieam.


A cartilha foi elaborada com base em informações disponibilizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e também pelo Ministério da Saúde (MS). O informativo é ilustrado e inclui explicações sobre os sintomas, cuidados e formas de prevenção das arboviroses, da covid-19 e H3N2.


Além disso, o material explica que, apesar dos sintomas serem semelhantes, há diferenças entre a manifestação de cada uma das doenças. Assim, o material ajuda a população a entender como se prevenir e o tratamento adequado para cada caso.


O conteúdo enfatiza ainda a importância de manter os cuidados de segurança sanitária para evitar a contaminação e a disseminação de doenças.


Entre as recomendações, está o uso correto da máscara de proteção, a higienização das mãos e das máscaras, o distanciamento social e, principalmente, a imunização contra as doenças por meio da vacina.


Em relação aos casos de dengue e chikungunya, é importante eliminar a água armazenada, para evitar a proliferação de criadouros do mosquito transmissor Aedes Aegypti, que costuma ocorrer em vasos de plantas, pneus e garrafas plásticas.


A cartilha alerta também para a busca de atendimento médico, caso haja complicações dos sintomas, informando as unidades que fornecem auxílio e orientações à população.


Fonte: Yohanna Emmelly e Aysha Rebeka

21 visualizações0 comentário