top of page

Pesquisadores do Amazoom coordenam GT sobre Etnocomunicação em congresso internacional

Atualizado: 29 de set. de 2021

Grupo de Trabalho integra 2º Congresso Científico Internacional da RedeCT

Evento será realizado entre os dias 10 e 12 de novembro

Os pesquisadores do Rede Amazoom, Prof. Dr. Vilso Junior Santi e a Profª Dra Carine Prevedello, irão coordenar o Grupo de Trabalho (GT) “Comunicação e Povos Tradicionais” no 2º Congresso Científico Internacional da RedeCT, realizado de forma on-line, de 10 a 12 de novembro.

No GT serão aceitos todos os trabalhos que relacionam comunicação e povos tradicionais. O principal foco do grupo será a problematização das práticas etnocomunicativas levadas a cabo pelos povos originários/tradicionais, enfatizando os regimes de visibilidade, processos socioculturais e aspirações políticas destas populações.


Interessados em submeter trabalhos no GT têm até o dia 31 de agosto. Serão aceitos artigos completos de 10 a 20 páginas ou resumos expandidos, entre 3 e 5 páginas.


Para realizar a inscrição basta acessar o link do evento e realizar o pagamento da taxa de R$ 20.


Minicurso


Além disso, os mestrandos e pesquisadores do Amazoom, Bryan Araújo e Nayla Brisoti, serão os facilitadores de um minicurso sobre Movimento dos Povos Indígenas na Internet.


No minicurso serão apresentados elementos históricos que ajudam na reflexão sobre as conexões do Movimento Indígena, com os projetos de desenvolvimento na Amazônia, o indigenismo governamental e não governamental, a constituição das organizações indígenas autogestionadas e o desenvolvimento de estratégias midiáticas de ativismo.

RedeCT


Organizado pela Rede Internacional de Pesquisadores sobre Povos Originários e Comunidades Tradicionais (RedeCT), o 2º Congresso Científico Internacional tem como objetivo potencializar as discussões entre os especialistas e pesquisadores de diversos temas relacionados aos povos originários e comunidades tradicionais.


Durante a programação do evento serão realizadas conferências, mesas-redondas, minicursos e as sessões de apresentação de trabalho dos GTs.


A submissão de trabalhos pode ser realizada em um dos 16 GTs temáticos do Congresso que debate a relação dos povos indígenas com as diferentes áreas acadêmicas e sociais.


Entre as instituições parceiras do RedeCT na organização do evento estão a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Instituto de Pesquisas Amazônicas e de Povos Tradicionais, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) e a Universidade Federal de Roraima (UFRR), através dos grupos de pesquisa Gpac (Grupo de Pesquisa em Patrimônio, Arte e Cultura) e o Amazoom.


72 visualizações0 comentário
bottom of page