top of page

Pacto Nacional realiza live para levantar dados sobre violência contra Indígenas lGBTQIA+


O evento vai discutir políticas públicas para populações LGBTQIA + indígenas em situação de vulnerabilidade


Estão abertas as inscrições para o webinário online que vai reunir jovens lideranças LGBTQIA+ para sensibilização dos temas violência e cidadania voltados aos povos Indígenas na Região Norte, com foco na saúde, cultura, educação e direitos humanos. A ação vai oportunizar a análise e identificação de possíveis respostas no âmbito municipal, estadual e federal, por parte do executivo, do legislativo, do judiciário e da sociedade civil.

O evento começa no dia 23 e faz parte da Meta 4 do Pacto Nacional LGBTQIA+, que visa a realização de ações de enfrentamento à violência LGBTIfóbica no estado de Roraima, o levantamento da situação e identificação de possíveis respostas à violência vivenciada por jovens indígenas LGBTI+ ou não no estado de Roraima, e o envolvimento de atores governamentais e institucionais locais que possam colaborar com respostas posteriores a esta forma de violência.

Segundo Sebastião Diniz Neto, do grupo DiveRRsidade, que coordena as ações em Roraima esse trabalho vai ensejar o levantamento de dados sobre violência e cidadania no Brasil e na região Norte voltado para as populações LGbTQIA+ indigenas. “Nunca foi feito um diagnóstico da violência e ataque à sua cidadania que essas populações vem sofrendo nas suas comunidades, trazendo relatos para enfrentamento da violência familiar e comunitária”, disse Diniz.

Será elaborado um evento um documento direcionado às Secretarias do Indio de todos os estados da região Norte para que seja inserido nas pastas da saúde, educação, segurança e moradia esse diálogo entre seus pares nas comunidades. “Teremos a fala de palestrantes que vivem em comunidades LGBTI e trazem a experiência de culturas e aceitação da própria vivência”, finalizou.

Este evento é uma ação do Projeto Pacto Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e da Cidadania da População LGBTI+, realizado pela Universidade Federal do Paraná com apoio do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos e Aliança Nacional LGBTI+.

12 visualizações0 comentário
bottom of page