top of page
  • Foto do escritorWebJor

JIA 2022: Atléticas se preparam para 2° edição dos jogos

20 atléticas disputam as competições nos dias 11 a 19 de junho.

Por: Antonio Duarte e Filipe Gustavo.


Apenas na sua segunda edição o JIA (Jogos Inter atléticas), reúne várias atléticas das universidades públicas e particulares do estado de Roraima para competições de jogos nas categorias esportes, eletrônicos e happyhour sendo individuais ou coletiva. Como uma das novidades do evento este ano, a categoria happy hour inclui sinuca, poker, truco e xadrex. Nos esportes futsal, vôlei, handebol, basquete, queimada e natação. Na categoria eletrônicos está o E-sports FIFA, LOL e CS-GO.

Evento é dividido por duas divisões, a segunda ocorre nos dias 11 a 12 de junho, já a primeira no próximo fim de semana 16 a 19 na vila olímpica Roberto Marinho localizada no bairro Dr. Sílvio Botelho.

Atletas em ação na primeira edição do JIA(2019). (Foto: @ligadasatleticasderr).



ORIGEM E PROPOSTA

Carla Renata é a presidente da Guerreira (Atlética de Direito – UFRR), questionada a respeito de como surgiu a ideia do JIA ela disse, “A ideia surgiu no começo 2019 pela Desbravadores (Atlética de Medicina – UFRR), eles tinham uma visão de trazer a realidade dos jogos universitários, que fora do estado já é antiga e tem uma certa tradição, para Roraima porque aqui até então não tinha muito esse costume, era mais uma integração entre as poucas associações existentes, então o JIA veio para trazer o sentido sobre essas atléticas que é o esporte”.

Segundo Vanessa Level, Vice-presidente da Atlética Heroica, (Atlética de Engenharia – UFRR), a proposta do JIA é integrar e desenvolver a network dos universitários "A gente entra em contato com pessoas de outras universidades e é muito melhor com um espaço descontraído para desenvolver essas relações e experiências" relatou.


ORGANIZAÇÃO

Em 2019 na sua 1° edição o JIA surgiu como um projeto piloto que começou com quatro modalidades principais (futsal, vôlei, basquete e handebol), com apenas uma divisão, a organização trouxe o esquema de pontos corridos onde quem menos pontuava era rebaixado para segunda divisão visando a próxima edição. "Nessa 2° edição teremos mais dias de evento por conta da segunda divisão que estreia, também com aumentos de jogos e Atléticas participantes" relatou Vanessa.

Carla Renata e seu grupo são os atuais responsáveis pela montagem do evento, e explicou como é feita a organização e a escolha dos comandantes de cada edição.

O evento será aberto para o público, a organização, optou por não cobrar entrada, ao invés disso será em troca de um 1kg de alimento. A ideia é reunir as atléticas em parceria com a empresa Parima e doar os alimentos arrecadados e ajudar na alimentação de cães de rua.


ATLÉTICAS

Atlética é uma associação formada pelos estudantes com objetivo de integrar os alunos. Para participar de uma, o curso que você faz parte na universidade tem que está vinculada em uma, assim, a inscrição é feita com pagamento anual para associação. além dos atletas, as organizações têm o seu público formado por alunos, professores e coordenadores do curso que podem fazer parte.

Um dos Jogadores de basquete da Heroica Higor Charles (engenharia elétrica) contou sua experiência de como é fazer parte de uma associação "É perfeito! você participa de jogos que tem uma competição saudável por estar em um grupo de jogos universitários pelo seu curso escolhido" relatou.

Ele também conta como é a preparação para os jogos "Meu maior desafio está sendo ter tempo para treinar, mas em relação ao JIA principalmente foi adquirir ansiedade para o campeonato, a equipe está com boas expectativas para os jogos, meu time vem treinando muito e esperamos ganhar esse JIA" disse Higor.

Vanessa Level explica que o nível da competição é alto por conta da qualidade dos atletas "Tem uma motivação porque sabe que dentro do esporte universitário o patamar é alto por conta de vários atletas que já fazem parte de federações, mas a diferença é que o esporte atleticano é voltado para descontração" explicou.


Competição é considera saudável entre os estudantes. (Foto: @ligadasatleticasderr).


Ôh JIA Fest

Para comemorar essa integração dos universitários, o JIA também tem a novidade do Ôh JIA Fest. A festa acontecerá dia 18 de junho às 22h no espaço Iate Clube um dia antes das finais da primeira divisão. Quem tiver interesse de prestigiar basta entrar em contato com um dos clubes,

e realizar a compra do ingresso.

211 visualizações0 comentário
bottom of page