top of page

30 trabalhos aprovados para apresentação no VIII Seminário do PPGCOM

Foto do escritor: Amazoom
Amazoom
há 10 horas
5 min de leitura

Pesquisas sobre migração, culturas indígenas, cinema e plataformas digitais serão apresentadas em quatro sessões simultâneas no dia 5 de novembro, a partir das 14h, no Campus Paricarana.



Uma memória de migração pode guardar o começo de uma pesquisa. Um vídeo que passa depressa pela tela também. No VIII Seminário Internacional de Comunicação, Territorialidades e Saberes Amazônicos do PPGCOM/UFRR, essas perguntas ganham espaço em 30 trabalhos aprovados para apresentação.


A Comissão Científica VIII Seminário do PPGCOM confirmou a aceitação dos estudos submetidos aos dois Grupos de Trabalho, que correspondem às duas linhas de pesquisa do Programa, e divulgou a programação das sessões de comunicação oral, marcadas para 5 de novembro de 2026, quinta-feira, a partir das 14h, no Campus Paricarana, em Boa Vista.


Os trabalhos serão apresentados em quatro sessões simultâneas, com 20 minutos para cada comunicação. A Linha 1, “Comunicação, Memória e Identidades”, reúne 12 estudos em duas salas, das 14h às 16h. A Linha 2, “Estudos de Mídia, Território e Processos Comunicacionais”, terá 18 apresentações em outras duas salas, das 14h às 17h.


Roraima como ponto de partida


A relação aproxima os rituais de colação de grau da UFRR das memórias de haitianos em Boa Vista e do cinema de Jaider Esbell. Inclui pesquisas sobre o Canaimé, patrimônio artístico e narrativas gráficas da política roraimense. Em cada recorte, um território ganha perguntas (e respostas) próprias e caminhos para ser compreendido.


Para o professor Luís Munaro, que coordena uma das sessões da Linha 1, o número de trabalhos também precisa ser lido a partir do lugar onde essas pesquisas são produzidas.

“É um número significativo para um programa localizado no extremo norte, longe dos centros que costumam definir o que é pesquisa em Comunicação no Brasil. O que me chama a atenção nesta edição é que os trabalhos olham para Roraima com maior maturidade, não o tratando como cenário exótico nem como nota de rodapé do corpo amazônico. Tratam Roraima como objeto de pesquisa, com fontes, arquivos e perguntas próprias.”

As experiências migrantes atravessam estudos sobre empreendedorismo, telejornais e pertencimento nas plataformas digitais. A programação também contempla estratégias comunicacionais de jovens Yanomami em defesa do corpo-território, educomunicação e desigualdades raciais, além da presença feminina no skate e no ciclismo. A cobertura das secas na Amazônia e a invisibilidade midiática de espécies ameaçadas também colocam o jornalismo socioambiental em debate.


Conhecer a pesquisa por dentro


Para estudantes de graduação e interessados no mestrado, as sessões permitem conhecer temas e abordagens e acompanhar o percurso entre uma inquietação e sua transformação em objeto de estudo. O coordenador do PPGCOM, professor Vilso Junior Santi, destaca essa aproximação entre os diferentes momentos da formação.

“Queremos que quem está começando o curso de graduação também se reconheça como alguém capaz de produzir conhecimento e encontre no PPGCOM uma possibilidade de continuidade da sua formação”, afirma.

O Seminário acontece de 4 a 6 de novembro, em conjunto com a Semana Acadêmica do Curso de Jornalismo da UFRR, e celebra os 35 anos da graduação. Com participação gratuita, o encontro tem como tema “Ensino e pesquisa em Comunicação na fronteira da Amazônia: miradas para o futuro”.

As apresentações serão realizadas na sala do PPGCOM, na sala do Bloco de Libras e nas salas 143 e 171 do Bloco I da UFRR. A organização recomenda que os apresentadores cheguem com antecedência e respeitem os 20 minutos previstos para cada trabalho. Para quem começa a pensar na pós-graduação, a programação oferece uma tarde para ouvir pesquisas e, talvez, reconhecer uma pergunta que também seja sua.

 

Trabalhos aprovados


Todas as apresentações ocorrerão em 5 de novembro de 2026, no Campus Paricarana da UFRR.


Linha 1 — Sala do PPGCOM

Coordenação: Luís Francisco Munaro. Horário: 14h às 16h.

Horário

Trabalho aprovado

Autoria

14h–14h20

Memória Amazônica nos Rituais de Colação de Grau da UFRR: Narrativas e Experiências Profissionais

Afrânio Cardoso dos Santos; Luís Francisco Munaro

14h20–14h40

De que Terras Venho, por que Caminhos Sigo: Memorial de Formação, Território e a Pesquisa com Egressos de Artes Visuais em Roraima

Francielen Leandro Apolinário; Leila Adriana Baptaglin

14h40–15h

O Canaimé em Diferentes Registros: Folkcomunicação, Memória e Narrativas de um Mito Indígena em Roraima

Abigail Emanuelly Reis Ferreira; Luís Francisco Munaro

15h–15h20

Memórias e Histórias de Vida de Haitianos Migrantes em Boa Vista/RR

Bárbara Morais da Costa de Souza; Luís Francisco Munaro

15h20–15h40

Narrativas gráficas da política roraimense: comunicação, memória e identidades em histórias em quadrinhos

Michel Sales Feitoza; Luís Francisco Munaro

15h40–16h

Entre o cuidado e o voto: identidades femininas conservadoras no Manual da Mulher Roraimense

Inaiara Milagres Carneiro de Sá; Wend Silva Oliveira Rodrigues


Linha 1 — Sala do Bloco de Libras

Coordenação: Maurício Zouein. Horário: 14h às 16h.

Horário

Trabalho aprovado

Autoria

14h–14h20

Arte pelo Campus: Uma Análise do Patrimônio Artístico da Universidade Federal de Roraima

Giovana Peres Carvalho; Anderson dos Santos Paiva

14h20–14h40

Corpo, câmera e ação: cartografias do cinema documental em Roraima

Anieli Bezerra; Lisiane Aguiar

14h40–15h

O Cinema de Jaider Esbell como Espaço Contracolonial de Enunciação

Arthur Gadêlha; Anderson Paiva

15h–15h20

Signos visuais, regionalidade e representação da Amazônia nas cafeterias de Boa Vista-RR

Gustavo Sousa; Mauricio Zouein

15h20–15h40

Narrar o Crime e Produzir o Medo: O Sensacionalismo na Construção Narrativa do Caso Pangaré pela Folha de Boa Vista

Bruna Dionísio Castelo Branco; Rafael Hoff

15h40–16h

Comunicação Política em Memes: A Abordagem Jornalística do Política Macuxi

Luan Guilherme Correia Simões; Rafael Hoff


Linha 2 — Sala 143

Coordenação: Sandra Gomes. Horário: 14h às 17h.

Horário

Trabalho aprovado

Autoria

14h–14h20

A Performance como Produção de Presença: Uma Cartografia das Estratégias de Pertencimento de Imigrantes Venezuelanos no TikTok

Adriele Pereira de Lima de Souza; José Tarcísio da Silva Oliveira Filho

14h20–14h40

Comunicação Intercultural em Contextos de Empreendedorismo de Migrantes: Uma Análise das Estratégias de Adaptação de Venezuelanos em Boa Vista, Roraima

Loiris Castillo; José Tarcísio Oliveira Filho

14h40–15h

A Construção Discursiva do "Outro": Poder Político, Plataformização e Mediação da Migração Venezuelana no Instagram

Yohanna Emmelly Medeiros Menezes; Vilso Junior Santi

15h–15h20

Representações interseccionais em telejornais locais: possibilidades metodológicas para estudos das narrativas sobre mulheres migrantes venezuelanas em Boa Vista

Ágata do Nascimento Macedo; Tatiane Hilgemberg

15h20–15h40

Educomunicação e tecnologias digitais como ferramentas de inclusão: as narrativas de estudantes migrantes na Amazônia roraimense

Cyneida Menezes Correia; Vilso Junior Chierentin Santi

15h40–16h

Entre Algoritmos e Desigualdades Raciais: A Educomunicação como Perspectiva Crítica no Contexto Amazônico

Alessandra Lima Medeiros; Ogaciano dos Santos Neves; Cyneida Menezes Correia; Vilso Junior Chierentin Santi

16h–16h20

Comunica CJOR: inovação e educomunicação na formação jornalística em tempos de mobilidade tecnológica na Amazônia

Sandra Maria de Morais Gomes; Vângela Maria Isidoro de Morais; Isabela de Araújo Souza; Gustavo Patricio dos Santos Pinho; Thaislla Carla R. da Silva

16h20–16h40

Skate e Resistência: Pertencimento Feminino no Espaço Urbano de Boa Vista (RR)

Camila Colares Rebelo; Tatiane Hilgemberg Figueiredo

16h40–17h

Cruviana Ciclismo Feminino: narrativa transmídia e visibilidade do ciclismo feminino em Boa Vista (RR)

Cleber dos Santos Portugal; Luís Francisco Munaro


Linha 2 — Sala 171

Coordenação: Rafael Saldanha. Horário: 14h às 17h.

Horário

Trabalho aprovado

Autoria

14h–14h20

Comunicação para Segurar o Céu: Estratégias Comunicacionais de Jovens Yanomami na Terra Indígena Yanomami em Defesa do Corpo-Território

Ana Lucia Montel da Silva; Felipe Collar Berni

14h20–14h40

Veridição Pós-Fenomenológica e Integridade Informacional: o papel do jornalismo socioambiental na cobertura das secas na Amazônia

Daniela Batista da Silva; Simão Farias Almeida

14h40–15h

Extinções sem manchete: noticiabilidade, carisma animal e invisibilidade midiática de espécies ameaçadas

Mairon Compagnon

15h–15h20

Cultura venezuelana em pauta: representações das produções artísticas de pessoas migrantes nas coberturas do portal FolhaBV

Caíque Mateus Rodrigues de Sousa; Felipe Collar Berni

15h20–15h40

O Pós-Colonialismo como Perspectiva Epistemológica na Representação da Mulher Amazônica no Filme Manas

Carolayne Domingos; Simão Almeida

15h40–16h

Performatividade algorítmica na plataformização do jornalismo: pistas cartográficas da cobertura do El Niño pelo G1 no TikTok

Juliana Pereira; Lisiane Aguiar

16h–16h20

Verdades, Meias-Verdades ou Mentiras: As Transmutações da Narrativa Jornalística na Campanha Eleitoral de 2018 em Roraima

Maria Luciene Sampaio Barbosa

16h20–16h40

Representação dos Sinistros de Trânsito em Roraima: Um Estudo de Matérias Jornalísticas da Folha de Boa Vista (2021-2025)

Francisco Edilson Alves Rodrigues; Luís Francisco Munaro

16h40–17h

FalhaRPG, comédia e radiodramaturgia expandida no Actual Play brasileiro

Rafael Machado Saldanha

 

Comentários


bottom of page