top of page
  • Foto do escritorAmazoom

Hutukara Associação Yanomami denuncia mais um ataque de garimpeiros a indígenas da região


Dário Kopenawa Yanomami, vice-presidente da Hutukara Associação Yanomami. Fonte: ISA

A Hutukara Associação Yanomami denunciou novo ataque armado contra indígenas da região. De acordo com a organização, na noite de quarta-feira, 16, um grupo de garimpeiros encapuzados disparou tiros contra as casas da comunidade de Korekorema, obrigando os indígenas a se esconderem na floresta.


Um ofício registrando a denúncia, assinado pelo vice-presidente da Hutukara, Dário Kopenawa Yanomami, foi encaminhado pela Hutukara direcionado à Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami, a Superintendência da Polícia Federal em Roraima, a 1ª Brigada de Infantaria da Selva do Exército e ao Ministério Público Federal em Roraima.


No documento, Dário Yanomami explicou que, enquanto perdurar a presença dos garimpeiros, a sensação de insegurança e a possibilidade de novos ataques continuará a ser uma constante na vida dos indígenas da região.


"Enquanto a circulação de garimpeiros armados permanece intensa e desobstruída, as comunidades Yanomami e Ye’kwana seguem sob permanente amaça contra suas vidas”, aponta Dário Yanomami no ofício.


Ainda no documento, Dário Yanomami afirma que o ataque realizado a Korekorema, junto ao recente ataque em Maikohipi representa um aumento na escalada de violência que continua se expandindo para outras comunidades da mesma região desde o início do ano.


Em tom de apelo, o vice-presidente da Hutukara finaliza o documento solicitando o envio urgente das forças de segurança para obstruir a circulação dos garimpeiros nas terras indígenas.


“Mais uma vez, reiteramos a urgência que o poder público atue de forma sistemática e permanente para conter a atividade do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, inclusive por meio do estrangulamento de sua logística por via fluvial, aérea e terrestre, e assim garantir a segurança nas comunidades”, diz trecho do ofício assinado por Kopenawa.


30 visualizações0 comentário
bottom of page