Bennison de Santana
Saiba como foi a preparação dos clubes em período pandêmico, onde ocorreu a disputa, quem foi campeão e como ficou a classificação final
Foto: Hélio Garcias - Competição ocorreu no sistema todos contra todos
A primeira competição de 2021 realizada pela FRF (Federação Roraimense de Futebol) foi o Campeonato Roraimense Feminino 2020. A competição ainda da temporada passada ocorreu neste ano devido a adequação do calendário do ano passado que teve mudanças devido a pandemia do novo Coronavírus. O título estadual valeu a vaga no Brasileirão Feminino A2.
Para evitar maiores problemas como contágios entre atletas e demais profissionais envolvidos, a FRF decidiu realizar a competição em tiro curto, cinco dias, no Centro de Treinamento do São Raimundo, no bairro Operário. Estavam na disputa: São Raimundo (campeão), Atlético Roraima (vice), Rio Negro-RR, GAS e Ríver.
O modelo de disputada adotado foi de pontos corridos (todos contra todos, quem mais pontuar é declarado campeão). O CT do Mundão recebeu a disputa do dia 23 a 27 de março de portões fechados. Participantes passaram por testagens da Covid-19.
Técnico do São Raimundo, Beto Vieira comemorou o título.
“Sempre é bom você ganhar o título, essa que é a verdade. Você chega ao final do seu propósito, seu objetivo. Então é um marco, o último passo. Muito bom. Até porque estávamos desacreditados”, comemorou o comandante.
Fotos: Bennison de Santana
Jogos ocorreram no CT do Mundão quando expectativa era Estádio Canarinho
Foto: JS Drones
Com a inauguração do Estádio Canarinho em fevereiro de 2020, a expectativa para realização do estadual era que o local recebesse as partidas do Estadual Feminino. No entanto, os planos dos representantes dos clubes e principalmente das atletas foram frustrados.
Nem mesmo o Estádio Ribeirão teve como receber os jogos, haja vista sua situação atual. De acordo com o IDR (Instituto do Desporto de Roraima), o local está desativado e sem condições de receber jogos. Restou então o campo de Centro de Treinamento do São Raimundo.
“O Canarinho novinho depois dessa reforma e a gente tem que jogar no campo do São Raimundo”, relatou Débora, atleta do Rio Negro.
Dificuldades e preparação para o Estadual em meio a pandemia
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Com o anúncio da disputa da competição em menos de uma semana, os clubes tiveram que ajustar planejamentos para se preparar para o Estadual. São Raimundo começou a treinar no seu CT, Atlético Roraima usou um campo alugado para realizar treinos, o mesmo que fez o GAS.
Com CT à disposição, a equipe do feminino do São Raimundo usou um de seus campos para treino, isso porque clube utiliza o mesmo espaço para o time profissional que disputará o Estadual e a Série D, e o Sub-20 que enfrenta o Vasco em abril pelas oitavas de final da Copa do Brasil da categoria.
Os demais clubes tiveram que encontrar alternativas para sua preparação. Uma delas foi alugar um campo particular para fechar treinamentos ou treinar em um campo de algum parceiro da agremiação.
“Nossa preparação foi rápida por temos pouco tempo, mas foi bem intensa e contou muito para o nosso entrosamento em modo geral, todo nosso destaque no campeonato foi resultado desse trabalho”, relatou Bruna Castro, responsável pelo marketing do Atlético Roraima.
Foto: Divulgação
Título do São Raimundo e desempenho das competições; confira o que rolou
Foto: Hélio Garcias
A disputa ocorreu em pontos corridos, ou seja, todos contra todos. Quem sagrou-se campeão foi o São Raimundo com quatro vitórias em quatro jogos. Equipe do Mundão ficou com o título estadual e a marca de melhor ataque é melhor defesa do Estadual.
Foram 15 gols marcados e apenas um sofrido (veja todos os resultados no final desta matéria).
Quem também andou perto do título foi o Atlético Roraima. O Tricolor da Mecejana fez bela campanha, mas pecou na última rodada ao perder para o São Raimundo e ficou com o vice-campeonato. Foram três vitórias em quatro rodadas.
Quem ficou no meio da tabela foram Rio Negro e GAS, terceiro e quarto respectivamente. Alvinegro venceu dois jogos em quatro possíveis e marcou seis pontos. Já o Leão venceu apenas 1 e somou três pontos.
Lanterna da competição, River teve o pior desempenho amargou marca de time mais vazado do Estadual. Além disso, teve o pior ataque sem anotar um gol sequer. O título de defesa mais vazada se dá ao fato do time sofrer 24 gols em 4 jogos. O placar mais elástico foi diante do São Raimundo com revés de 8x0.
Foto: Hélio Garcias
Foto: Hélio Garcias
Foto: Hélio Garcias
Foto: Hélio Garcias
Foto: Hélio Garcias
Foto: Hélio Garcias
Foto: Hélio Garcias
Foto: Hélio Garcias
Foto: Hélio Garcias
Foto: Hélio Garcias
Video: Bennison de Santana
Federação retifica documento e afirma que realizará edição 2021 do estadual até dezembro
Foto: Divulgação
Inicialmente o Estadual era válido pela temporada 2021, no entanto, no dia 25/03, a Federação Roraimense de Futebol publicou um documento retificando a informação de que o campeonato seria válido por 2020.
“Onde se lê Campeonato Roraimense de Futebol Feminino 2021, Leia-se: Campeonato Roraimense de Futebol Feminino 2020”, diz o documento do Departamento Técnico da Federação.
Darkison Leal, é diretor do departamento técnico. Ele explica o motivo da correção do regulamento.
“O campeão 2020 representa Roraima no Campeonato Brasileiro Feminino Série A2 deste ano. Resolvemos retificar informação já que a disputa aqui é justamente para o estado ter seu representante”, contou.
RESULTADO DOS JOGOS
1ª RODADA
São Raimundo 3x1 GAS
Atlético Roraima 2x0 Rio Negro
2ª RODADA
Ríver 0x6 Atlético Roraima
Rio Negro 2x0 GAS
3ª RODADA
São Raimundo 8x0 Ríver
GAS 1x2 Atlético Roraima
4ª RODADA
GAS 5x0 Ríver
Rio Negro 0x3 São Raimundo
5ª RODADA
Ríver 5x0 Rio Negro
Atlético Roraima 0x1 São Raimundo
Foto: Bennison de Santana - Tabela de classificação do Estadual Feminino
Commentaires