top of page
  • Foto do escritorWebJor

Flávia Cantanhede: o talento da natação roraimense

Atualizado: 30 de set. de 2019

Por: Francisco Eduardo


Arquivo pessoal de Flávia Cantanhede

     A atleta Flávia Cantanhede conquistou seis medalhas de ouro no XXI Meeting Internacional das Fronteiras Norte de Natação, realizado entre 20 e 21 de setembro na Vila Olímpica Roberto Marinho. O evento proporcionou a segunda competição no mesmo mês da esportista da equipe Aquática Marinho.


        Nos dias 13 e 14 de setembro ocorreu o Torneio Norte-Nordeste de Clubes Infantil a Sênior – Troféu Walter Figueiredo Silva, realizado em Salvador – BA. A delegação roraimense foi um dos grandes destaques da competição esportiva, somando 17 medalhas, sendo oito delas conquistadas pela atleta Flávia Cantanhede.




      A medalha de ouro da modalidade “50m peito” foi conquistada em 35 segundos e garantiu à Flávia dois recordes inéditos na competição nas categorias Sênior e Absoluta, que é equivalente a todas as classes do Torneio Norte-Nordeste. Os feitos alcançados pela atleta incentivaram ainda mais sua confiança para os próximos desafios. “Viajei com uma meta que foi superada em duas vezes, pois queria medalhar em todas as oito provas que nadei e ainda consegui estabelecer um novo recorde estadual absoluto e de categoria. Estou super contente com os resultados e mais confiante para concluir a temporada”, afirma Flávia.


      A atleta é considerada um dos grandes nomes da natação roraimense e começou a praticar o esporte desde quando era criança, obtendo diversas medalhas em competições ao longo dos anos. “A natação entrou na minha vida aos 7 anos de idade, quando meus pais desejaram uma atividade que proporcionasse um desenvolvimento paralelo ao da escola. Na época vários familiares também praticavam, mas como sempre fui muito competitiva e a natação me proporcionava essa adrenalina, eu apenas continuei”, diz Flávia.


    Em 2018, a esportista ganhou três medalhas de ouro em diferentes categorias no 1º Circuito Amazonense de Graduados de Natação - Troféu Luciana Oliveira e Fabiano Barros, realizado em Manaus – AM. No mesmo campeonato, Flávia Cantanhede também quebrou o recorde de seis anos na modalidade Sênior de 100m borboleta com o menor tempo.



Arquivo pessoal de Flávia Cantanhede

    Com a dedicação constante ao esporte, a atleta compartilha sua vivência como nadadora e os pontos positivos em sua vida. “É difícil chegar na fase da faculdade, do trabalho, da vida adulta e continuar conciliando com um esporte como a natação. A organização e determinação ajudam muito a manter o foco e manter o ritmo dos treinos em busca de resultados cada vez melhores. Eu tirei o melhor proveito do que a natação pôde me proporcionar até aqui, sempre estudei nas melhores instituições através dela. Não apenas sob aspectos acadêmicos, mas sob formação humana também foi muito importante para mim”, afirma Flávia.


     Flávia integra a equipe Aquática Marinho e é treinada por Kamyla Brasil, que também a acompanhou na competição do Torneio Norte-Nordeste. “As medalhas são frutos do trabalho árduo, esforço e determinação de todos os envolvidos e nos mostram a cada dia mais que estamos no caminho certo, nos motiva e impulsiona para voos mais altos”, diz a técnica Kamyla.


Arquivo pessoal de Flávia Cantanhede

   A atleta Flávia Cantanhede se prepara para participar do Campeonato Estadual de Manaus, a ser realizado em 25 a 27 de outubro. Mesmo com o cansaço dos últimos campeonatos, a nadadora não perde o espírito para competir. “Vamos manter o foco nos treinos, visando principalmente os índices brasileiros, com isso vamos ampliando os horizontes dos nossos objetivos”, afirma Flávia.




29 visualizações0 comentário
bottom of page