top of page
  • Foto do escritorCriativoJota

Federação Rede-PSOL em Roraima divulga nomes de mais 10 pré-candidatos indígenas para as Eleições 2024

Entre os nomes anunciados estão nove novos candidatos a vereador de três municípios diferentes e uma mudança na pré-candidatura à vice-prefeitura de Pacaraima.

 

Por Eduardo Garcia e João Gabriel Leitão*.

 

PSOL foi fundado recentemente no município de Normandia - RR (Foto: Divulgação/PSOL Roraima).

Nesta segunda-feira (08 de março) a Federação REDE-PSOL, em Roraima, divulgou nomes de mais 10 pré-candidatos definidos pela base do Movimento Indígena e aceitas pelos partidos para as Eleições 2024. A federação partidária, que deve lançar o maior número de candidatos autodeclarados indígenas ao pleito, já havia anunciado quatro pré-candidaturas, em fevereiro.

 

Entre os novos nomes anunciados, destacam-se a confirmação de cinco candidatos à Câmara dos Vereadores de Pacaraima, três do Uiramutã e mais uma em Normandia.

Veja a lista completa ao fim da reportagem.

 

Também houve a confirmação da pré-candidatura de Marcelo Macuxi (REDE) - coordenador geral da Associação Dos Povos Indígenas da Terra São Marcos - à prefeitura de Pacaraima. Consolidando a parceria entre os partidos, o pré-candidato à vice-prefeitura será Tedir Macuxi, que é membro do PSOL.

 

Partidos como o PSOL e a Rede Sustentabilidade têm adotado algumas estratégias visando garantir mais espaço ao movimento indígena na política partidária. Um dos planos têm sido o aumento no lançamento de pré-candidatos indígenas, em especial nos municípios que possuem um maior número de eleitores autodeclarados indígenas.

 

Outra dinâmica que faz parte dessa estratégia é a adesão da chamada “Política de Malocão”, que consiste na aceitação de decisões político-partidárias tomadas em Assembleias Indígenas e comunidades que compõem o Movimento Indígena no estado. Essas definições incluem nomes de candidatos e até estratégias políticas de angariação de votos.

 

Lideranças da Rede e do PSOL inclusive já declararam à reportagem que os nomes a serem lançados pela federação para as Eleições 2024 foram definidos pela base do movimento em Roraima, incluindo novos nomes de candidatos e os candidatos à reeleição em municípios do interior do estado.


Well Leal, presidente do PSOL em Roraima, em entrevista ao “Agenda da Semana”, da FolhaBV (Foto: Reprodução/FolhaBV).

Em fevereiro, o presidente do PSOL em Roraima, Well Leal, já havia adiantado em entrevista à FolhaBV nomes de quatro candidatos, para os municípios de Pacaraima e a capital Boa Vista. Dessa vez, Leal revelou outras pré-candidaturas já consolidadas, agora também para Normandia, onde o partido foi recentemente fundado; e, Uiramutã, cidade mais indígena do país.

 

 

Pré-candidatos


Confira os pré-candidatos da Federação Rede-PSOL anunciados até o momento:

 

Boa Vista

 

Prefeitura

●      Gustavo Hugo (REDE)

 

Vereadores

●      Meirinha Macuxi (PSOL)

●      Alzemiro Wapichana (PSOL)

●      Bartô (PSOL)

 

Pacaraima

 

Prefeitura

●      Marcelo Macuxi (REDE)

 

Vice-prefeitura

●      Tedir Macuxi (PSOL)

 

Vereadores

●      Paulão Macuxi da Saúde (PSOL)

●      Zé Lourenço Macuxi (PSOL)

●      Tîwima Macuxi (PSOL)

●      Naldiney Taurepang (PSOL)

●      Tuxaua Anita Taurepang (PSOL)

 

Normandia

 

Vereadores

●      Daniela Macuxi (PSOL)

 

Uiramutã

 

Vereadores

●      Jardel Patamona (PSOL)

●      Janderlei Macuxi (PSOL)

●      Sara Macuxi (PSOL)

 


* Grupo 2. Conteúdo experimental produzido no escopo da disciplina JOR53 – Jornalismo Especializado I.

 

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page