top of page
  • Foto do escritorAmazoom

Exposição "Camina Comigo" reúne obras que ilustram história de imigrantes venezuelanos

Obras foram produzidas pelos artistas do Coletivo de Arte Urbana Plac: Carimbadores Malucos

Fonte: Leila Baptaglin

Em alusão ao Dia Mundial do Refugiado, celebrado no dia 20 de junho, a ONG Visão Mundial em parceria com o Coletivo de Arte Urbana Plac: Carimbadores Malucos, promove, a partir das 17h desta segunda-feira (20), a exposição de arte "Camina Comigo" (Caminha Comigo).


A mostra é gratuita e ficará aberta ao público até o dia 30 de junho, das 10h às 22h, no Pátio Roraima Shopping, bairro Cauamé, zona Norte de Boa Vista A exposição conta com 20 obras produzidas pelos artistas integrantes do Plac em conjunto com artistas venezuelanos.


Conforme a artista plástica Leila Baptaglin, coordenadora do Coletivo de Arte Urbana, as obras foram produzidas a partir de objetos doados pelos imigrantes venezuelanos, coletados pela ONG Visão Mundial no município de Pacaraima, localizado na fronteira com a Venezuela.


"A ONG [Visão Mundial] escutou a história desses imigrantes e a importância desses objetos para eles e, a partir disso, nós do Plac, em parceria com artistas venezuelanos, pegamos esses objetos e construímos as obras de arte. O resultado está sendo exposto no Shopping", explicou a artista.


Abertura e documentário

A abertura oficial da exposição ocorre a partir das 17h e contará com apresentação de danças com as crianças da Igreja Luz do Mundo e também com a exibição de um documentário, gravado pela equipe da Visão Mundial durante a coleta dos objetos doados pelos imigrantes em Pacaraima.


Com o tema da migração e refúgio, o documentário aborda a história, sonhos e desafios enfrentados pelos venezuelanos que vieram para o Brasil.


Além disso, o filme conta com depoimentos dos imigrantes artistas responsáveis por produzir algumas das obras presentes na exposição.

85 visualizações0 comentário
bottom of page