top of page
  • Foto do escritorWebJor

Espiritismo e Igreja Messiânica Mundial: A aplicação do Passe e do Johrei para a cura espiritual

Por Mairon Compagnon


A fé que é capaz de curar qualquer enfermidade. (Foto por Mairon Compagnon)


O Brasil é um país laico, acolhe diversas religiões diferentes e todas têm liberdade de culto garantida pela Constituição Federal. Segundo dados do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, há no país seguidores da fé católica, evangélica, espírita, candomblé, umbanda, judaísmo, religiões orientais, entre outras. 


De acordo com o censo de 2010, a religião com maior número de praticantes é a católica, com 64,6% da população, enquanto os evangélicos vêm em segundo lugar, com 22,2%, os adeptos do espiritismo representam 2,0%, enquanto as religiões orientais não chegam a somar 1%.

Dentro do estado de Roraima, a cena continua a mesma, o catolicismo é a religião com o maior número de adeptos, entretanto, o espiritismo e a Igreja Messiânica Mundial do Brasil, oriunda das religiões orientais, estão crescendo no estado.





Os Graficos representam o numero de fiéis no Brasil e em Roraima, respectivamente


Cada uma dessas religiões trabalha com a cura pela fé, dentro de suas particularidades, e é através da aplicação do passe, da energização e do johrei, que os seus fiéis sentem a melhora em sua saúde. Mas o que é a o espiritismo e a igreja messiânica? Como funciona o processo de cura em ambas?



O Poder do Passe e da Energização


Vídeo feito por Mairon Compagnon


A Doutrina Espírita ou Espiritismo é o conjunto de ensinamentos passados pelos Espíritos a Allan Kardec com bases religiosas, filosóficas, científicas, ética-morais e comportamentais, dando origem a doutrina. Apesar de acreditar no Deus judaico-cristão e na imortalidade da alma, o espiritismo difere das demais religiões por fundamentar-se na reencarnação, na comunicação dos espíritos com os médiuns e na pluralidade dos mundos habitados.

Os chamados centros espíritas são locais onde há a realização das atividades relacionadas ao espiritismo, podem ser reconhecidos como escolas de formação moral e espiritual, e carregam como unidades fundamentais, os núcleos de estudo, oração e trabalho, visando à caridade e o amor ao próximo.


Em 1884, foi criada a Federação Espírita do Brasil (FEB) para lutar contra oposição que a religião sofria na época. Em 15 janeiro de 1977, a Federação chegava a Roraima e atualmente existem mais de 5 centros na capital, Boa Vista.


O Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes (CEBM) foi fundado em 10 de setembro de 2005, e de acordo o médium Alcides Galvão, a doutrina busca ensinar o entendimento das palavras que Jesus deixou, analisando as parábolas de forma mais consciente. “Nosso trabalho é ensinar o entendimento das palavras que Jesus deixou, ensinar o Amor de Deus que nos é colocado através do Evangelho, ajudar os necessitados de diversas formas. Não podemos nunca esquecer que viemos a terra pregar o amor e a caridade”, disse.


Entre as atividades do CEBM, está a energização, a palestra e o passe. Quando a pessoa começa a frequentar diariamente o centro e passa pelas etapas de limpeza de miasmas, o passe e a energização, toda a carga negativa que havia acumulada dentro dela acaba por se dispensar e dessa forma, ela está curada ou serão amenizadas a dores provenientes das enfermidades que atingem o seu corpo material. 


Para Carmelita Janeschi, trabalhadora do centro, cada uma dessas etapas é importante para que as energia negativas, sejam dispersadas, melhorando, assim, a sua saúde material e espiritual das pessoas. “Nós temos vários tipos de problemas. Normalmente os problemas diários são transformados em energia que se canalizam em doenças. Então, algumas pessoas sentem enxaqueca quando estão com problemas, outras dói o fígado, a cabeça, dependendo do local ou órgão que esteja mais fragilizado no momento. Nós tentamos trabalhar com uma forma de liberar essas energias e através do passe e da energização, fazemos com que essa energia se desloque, melhorando a saúde do irmão necessitado, afirmou. 


Segundo a dona de casa Francisca Gilmara, o processo de energização e limpeza alivia o estresse e a tensão. “Eu sofria muitos problemas psicológicos, haviam coisas que eu fazia e nao lembrava, vivia tomando remédios controlados. vivia irritada, nervosa, mas um dia eu conheci o centro espírita e comece a participar da energização e do passe e comecei a me sentir totalmente leve, me sentindo melhor, tranquila. por isso que incentivo a outras pessoas virem participar tenho certeza que se sentirão melhores”, disse.


Johrei e a Construção da Paz Mundial


Instituída no Japão a Igreja Messiânica Mundial foi criada em 1935 por Mokiti Okada (Meishu-Sama) com a missão de difundir a espiritualidade em interação com o desenvolvimento da cultura material, tendo por finalidade o advento do Paraíso Terrestre.


A sede roraimense da Igreja Messiânica Mundial do Brasil foi fundada em 1979, 25 anos após a chegada de Teruko Sato, responsável por difundir o Johrei e a fé messiânica no Brasil. O capitão Glauco Falcão de Araújo trouxe a religião para o Estado e, nos últimos 40 anos, mais de 1.480 pessoas se cadastraram na igreja.



Foto feita por Mairon Compagnon


A doutrina mescla ensinamentos de religiões asiáticas, como o budismo e o xintoísmo, além dos princípios cristão, buscando a construção do paraíso terrestre através dos três pilares da igreja: o Johrei (oração para transmissão de luz ao espírito), a alimentação natural (responsável por manter o corpo limpo) e a purificação dos sentimentos, alimentando, assim, o corpo espiritual e o material.


Segundo o Ministro da igreja, Giovani Alves, ao seguirmos as três bases para a purificação do corpo carnal e espiritual, conseguiremos ter uma vida mais saudável e mais equilibrada, e, posteriormente, atingiremos, assim, objetivo da doutrina. “A Igreja Messiânica Mundial tem como base a purificação do espírito e do corpo humano. E parte dessa essência encontra-se ao pensar no bem-estar do próximo, unindo assim os preceitos do cristianismo e das religiões japoneses. Para que no fim possamos atingir o objetivo final da doutrina que é o paraíso na terra”, disse.


De acordo com o médium Alcides Galvão, o Johrei é para o messiânico o mesmo que o Passe é para o espírita, uma forma de transmissão e canalização de energia. O Johrei é utilizado para purificar o espírito, transformando a desarmonia espiritual e material em harmonia.


A acadêmica de jornalismo, Liana Lima, frequenta a Igreja Messiânica Mundial do Brasil e para ela os pensamentos, palavras e ações contribuem para a potencialização de energias negativas. “Quando o homem tem pensamentos, palavras e ações que contrariam sua verdadeira natureza altruísta e espiritualista, ele acumula impurezas em seu corpo e em seu espírito, fazendo com que as doenças e as dificuldades aumentem. O Johrei purifica e desperta a verdadeira natureza divina do homem, restabelecendo seu equilíbrio original. “Por isso, o Johrei é um método de criar felicidade”, explicou.


O messiânico, qualificado para ministrar Johrei, na condição de canal da Luz Divina, transmite a energia espiritual ao seu semelhante por meio da imposição das mãos. A luz do Johrei atua no espírito e se reflete no corpo trazendo bem-estar espiritual, mental e físico, independentemente da crença do recebedor. 


A messiânica Ana Célia, explica que, devido à aplicação do Johrei, nunca teve enfermidade ou precisou tomar remédios. “Eu sou messiânica desde quando eu nasci e, em todos os meus 19 anos, eu nunca tomei remédio, nunca fui parar no hospital por causa de um problema muito grave de saúde, porque desde criança eu venho recebendo o Johrei, fluidificando minhas energias, meu espírito e meu corpo”, contou.




2.916 visualizações0 comentário
bottom of page