• WebJor

ELEIÇÕES 2022: Chapa do PSol + Rede realiza convenção partidária em Roraima

“Essa é a aliança entre indígenas e não indígenas em torno de um programa político que prioriza o desenvolvimento humano, o combate aos privilégios e o combate à corrupção”, disparou Fabio Almeida.


Por: Ana Ribeiro, Antonio Duarte, Aymê Tavares, Carlos Rocha, Daniela Batista e Grazy Maia.

Foto: Grazy Maia


Você sabe qual a finalidade das convenções partidárias? De acordo com a Lei nº 13.165/2015 que trata da Reforma Política a temporada das convenções partidárias para homologar candituras deve ocorrer entre os dias 20 de julho e seguem até 05 de agosto, prazo máximo para os partidos definirem os nomes dos candidatos às eleições do ano. Seja pela corrida presidencial, governadores e vices, senadores, deputados federais e estaduais e no caso de Brasília, deputados distritais.

Segundo o art. 87 do Código Eleitoral, só podem concorrer às eleições os candidatos que estiverem filiados a um partido político. Após os partidos reunir esses filiados, escolhem quais serão os candidatos aos cargos eletivos.

No tocante as convenções partidárias, estas são reuniões de filiados a um determinado partido político para que sejam assumidos publicamente os assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos e formação de coligações (união de dois ou mais partidos).

No cenário roraimense os partidos já começaram a oficializar suas candidaturas ao pleito, como é o caso do partido PSol + Rede, encabeçado por Fabio Almeida. O agora candidato ao governo de Roraima, Fábio Almeida ressaltou sua expectativa após a convenção do partido, realizada no dia 26 de julho.

A convenção foi um sucesso, acredito que as cartas estão colocadas na mesa e que o povo terá sabedoria na hora de definir os melhores rumos para o estado de Roraima”, declarou.

Almeida ressalta ainda a aprovação das nominatas para a eleição de Deputados Estaduais e afirma acreditar eleger ao menos um candidato pelo partido e apostar na reeleição da Deputada Federal Joenia Wapichana (Rede) - a primeira e única mulher indígena a ocupar um cargo na Câmara dos Deputados em Brasília.

Aprovamos uma nominata para eleição de deputado estadual em que nós acreditamos que elegemos um deputado estadual da nossa Federação. Aprovamos uma nominata para deputado federal, onde acreditamos que a reeleição da Deputada Fedederal Joenia Wapichana se caracteriza de forma concreta. Nós acreditamos muito nessa possibilidade da reeleição da companheira”, afirmou.

O líder do PSol em Roraima informou que na ocasião também foi aprovada a candidatura do ativista e microempresário Bartô Macuxi, ao Senado - o que descreveu como “uma conquista importante para os povos indígenas”. Almeida pontua ainda o sentimento de ter ao seu lado um dos líderes dos povos indígenas Wapichana, Chico Balão - que concorrerá a primeira vez a um cargo eleitoral, como candidato a vice-governador.

“Com uma grande alegria pra mim e para toda militância do PSOL e da Rede em virtude da presença do Chico Balão Wapichana - uma das lideranças indígenas da região do São Marcos, do movimento indígena - que vai pela primeira vez disputar na chapa majoritária ao governo do estado”, reiterou.

Convenção de Federação Psol + Rede. Foto: Grazy Maia


Fabio reafirmou alguns de seus planos iniciais de governo, quando ainda era pré-candidato em que visa combater a corrupção, bem como a qualidade de vida dos roraimenses. “Eu acredito que essa aliança entre indígenas e não indígenas em torno de um programa político que prioriza o desenvolvimento humano, o combate aos privilégios, o combate a corrupção, que busca a melhoria da qualidade de vida com a democratização efetiva do estado”, validou.


Almeida pontua ainda que lutará fundamentalmente pela geração de emprego, assim como pelo combate às violências, a todos os segmentos sociais, mas principalmente, aos nossos jovens, as mulheres, aos negros e negras e a comunidade LGBTQIA+. O candidato discorreu sobre a classe trabalhadora, bem como a desigualdade social.

“Nossa convenção ratificou um programa classista, nós representamos a única chapa que traz como símbolo a classe trabalhadora”,

Almeida alfineta ainda que todos os demais candidatos aprovados são empresários, tendo ou não participado diretamente do processo de gestão. “Todos são empresários e estão disputando esse governo para reproduzir o modelo que existe hoje no estado de Roraima. Que é um estado que existe para atender o interesse de uma minoria, enquanto 52% do nosso estado sobrevive com até meio salário mínimo”, disparou.

Convenção de Federação Psol + Rede. Foto: Grazy Maia.


Ainda sobre a desigualdade econômica o agora candidato ao governo do estado falou sobre a assimetria financeira existente em Roraima, bem como sua representatividade em relação ao Partido dos Trabalhadores (PT) no estado “A pobreza campeia, o povo sofre, passa fome, enquanto um grupo, uma oligarquia empresarial e agrária privatizou esse estado para atender seus interesses pessoais", enfatizou.

Também com relação a campanha presidencial, nós somos a única candidatura que abertamente, de forma unida, de forma homogênea, apoiamos a candidatura à presidência de Lula”.

Fábio Discorreu que entre os motivos que o levou a apoiar o PT, é por querer “derrotar a mediocridade e o projeto neoliberal de privatização do estado”, o qual afirma que atual presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, representa.

“Principalmente para podermos voltar a dialogar, construir um estado que cuide de seus filhos. Um país que tenha como prioridade garantir a melhoria da qualidade de vida do seu povo, especialmente da classe trabalhadora”, enfatizou.

As propostas dos candidatos vem sendo apresentadas, e continuarão até outubro, quando ocorrerá a votação no dia 02. E, em caso de segundo turno, até o último domingo mês, dia 30. Agora cabe aos eleitores estudarem as propostas dos candidatos e depositarem nas urnas o destino do nosso estado, bem como do país.


Confira a sonora da entrevista após a convenção e a entrevista na integra feita no início da pré-campanha: https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1khgTdbexQjrTFLB1zppZwg1nEe5r9vPP


* Conteúdo experimental desenvolvido na disciplina de JOR53 - Jornalismo Especializado I.

36 visualizações0 comentário