Fonte: Governo de Roraima
Roraima recebeu do Ministério da Saúde 13.300 novas vacinas nesta sexta-feira, 2. Destas 11.800 CoronaVac, produzidas pelo Instituto Butantan, e 1.500 AstraZeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz.
Os imunobiológicos serão destinados para a aplicação da segunda dose das pessoas que foram imunizadas anteriormente e ampliação do público alvo, para alcance da população que integra os grupos de forças de segurança, salvamento e forças armadas.
De acordo com a coordenadora geral de Vigilância em Saúde, Valdirene Oliveira, com a chegada das novas vacinas recebidas nesta sexta-feira, Roraima avançará ainda mais no trabalho de enfrentamento da doença.
“Seguiremos a recomendação do Ministério da Saúde para este momento e será feito o reforço para aquelas pessoas que já tomaram a primeira dose. Isso significa mais um avanço importante nesse trabalho, porque teremos grande parte dos grupos prioritários com o esquema completo de imunização”, esclareceu.
Paralelo a aplicação da dose de reforço, serão atendidos também os profissionais das forças de segurança e salvamento e forças armadas que estão atuando diretamente no combate à pandemia e integram os grupos prioritários.
“Esse é também um avanço importante porque, além dos profissionais de saúde, teremos mais um grupo de servidores sendo alcançado conforme preconizado no Plano Nacional. Após o recebimento de hoje, vamos trabalhar para que já a partir da segunda-feira, o NEPNI [Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização], inicie a distribuição dos imunobiológicos para a capital e os municípios do interior”, complementou.
Com a nova remessa, Roraima alcança 145.060 vacinas recebidas pelo MS até o momento e já distribuiu 107.840 vacinas para os Distritos Indígenas e para todos os municípios.
Ao todo, 62.424 doses foram aplicadas até agora, desde o início da vacinação, em 19 de janeiro, sendo que 42.927 pessoas tomaram a primeira dose e 19.497 tomaram a segunda dose.
Opmerkingen