top of page

Coletivo de arte urbana convoca artistas para ações em Boa Vista: 'para quem ama sair pintando'

"PLAC: Os carimbadores malucos" é um projeto de extensão vinculado ao Curso de Licenciatura em Artes Visuais.


Grupo PLAC convoca novos artistas / Fonte: Instagram


“Plunct Plac Zoom”. A famosa onomatopeia presente na canção "Carimbador Maluco", de Raul Seixas batiza o coletivo de arte urbana "PLAC: Os carimbadores malucos" que, nesse domingo (1º), abriu inscrições para ações e movimentos de arte na cidade de Boa Vista. "Para você que ama sair por aí pintando".


O grupo trabalha com a realização de Oficinas de Linguagens Artísticas e, Intervenções Artísticas, entre elas o muralismo, o grafite e lambe-lambe. Todos para diferentes públicos e locais como ONGs e o próprio campus da UFRR. O programa de extensão é vinculado ao Curso de Licenciatura em Artes Visuais e ao Grupo de estudos e pesquisas em Patrimônio, Arte e Cultura na Amazônia (GPAC).


O nome faz referencia à uma das técnicas usadas pelos artistas que compõe o grupo: o carimbo e a marcar. De acordo com a professora Leila Adriana Baptaglin, do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFRR e coordenadora do projeto, a adesão de novos artistas é importante para atender as demandas do grupo e também para que os participantes possam "ter um lugar para expressar sua arte".

"É importante que novos artistas estejam com a gente, pois precisamos ampliar e conseguir dar conta das demandas que tem chegado para nós. São instituições, organizações, ONGs, escolas que entram em contato com a gente pra que a gente possa fazer essa limpeza de pintura mural, de grafite, de oficina em seus espaços, por isso é importante", explica a coordenadora.

Hoje são 16 artistas que integram o grupo e, entre as principais ações e intervenções do PLAC estão as pinturas murais no Instituto Biriba-Capoeira, no Abrigo Rondon 2, para imigrantes, no Abrigo Pintolândia e também um mural na TV Universitária.


Para participar do projeto basta entrar em contato com a professora Leila através do telefone (95) 99118-7315. Para acompanhar as ações do grupo, siga no Instagram.

52 visualizações0 comentário
bottom of page