• Amazoom

Cientistas fazem descoberta que muda a história da Humanidade

Atualizado: 9 de Set de 2019

Estudo liderado por pesquisadores brasileiros revela que nossos ancestrais saíram da África 500 mil anos antes do que pensavam


Por Mairon Compagnon

Uma das pedras lascadas encontradas pelos arqueólogos na Jordânia: a datação do material revelou que foi fabricada há 2,48 milhões de anos (Fábio Parenti/Divulgação)



Cientistas brasileiros, em parceria com pesquisadores da Alemanha, Itália e EUA, encontraram as mais antigas ferramentas já fabricadas pelos nossos antepassados, comprovando que, na verdade, a humanidade saiu do continente africano 500 mil anos antes do que o previsto pelos especialistas.

Até a década passada, acreditava-se que os primeiros Hominídeos (do gênero homo) a saírem da África em direção a terras inexploradas, haviam sido o homo erectus, a mais de 1,9 milhão de anos atrás. Mas, em um trabalho de campo, realizado entre 2013 e 2015, no vale do Rio Zarka, no norte da Jordânia, constatou que as ferramentas pré-históricas foram forjadas pelos nossos ancestrais a mais de 2,48 milhão de anos atrás, muito antes do surgimento do primeiro homo erectus.

Segundo a pesquisadora e bióloga Joicy Mariano, essa descoberta muda a história da humanidade, fazendo com que olhemos para o passado de uma maneira diferente. “Esse achado tem um cunho cientifico e patrimonial para a humanidade ao remontar nossa história e origem. Preenchendo lacunas que ainda faltamos conhecer”, afirmou.



Árvore genealógica do gênero Homo. (Credito Joicy Mariano)


A datação dos fósseis foi confirmada por 3 técnicas diferentes de analise, e o Homo habillis, antecessor ao erectus, era a única espécie que já vagava pela África na época. Os paleoantropólogo acreditam que as ferramentas foram produzidas por uma população de Homo habilis recém-saída da África, em rota para o Oriente médio, através de um corredor que liga os dois continentes, denominado de Levante, onde mais tarde o Homo habilis daria origem ao Homo erectus — considerado o precursor do homem moderno (Homo sapiens), uma espécie maior, mais inteligente e mais adaptada.

A pesquisadora Lilia Cruz afirma sobre a importância dessa descoberta. “Algumas pesquisas já haviam derrubado a ideia de que o homo erectus foi o primeiro a sair do berço da humanidade para povoar a terra, mas a descoberta do paleoantropólogo Walter Neves acaba por dar fim a essa teoria e explicar demais descobertas que antes haviam ficado ao léu. Comprovando a importância desse trabalho”, disse.



55 visualizações
AMAZOOM
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

O Amazoom é uma rede de comunicação, pesquisa e promoção da cultura localizado no estado de Roraima

www.redeamazoom.org orgulhosamente criado por Bryan Chrsytian Araújo. 2017