top of page
  • Foto do escritorWebJor

Centro de Referência Paralímpico é implantado em Roraima

Atualizado: 20 de out. de 2019

A unidade é fruto de uma parceria do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) com a Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Por Willians Dias


Uma parceria do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) com a Universidade Estadual de Roraima (UERR) resultou na implantação de um Centro de Referência Paralímpico no Estado. A unidade tem como objetivo desenvolver ações esportivas paralímpicas que atendam aos objetivos gerais e específicos, além de expectativas da pessoa com deficiência, na prática esportiva.


O Centro de Referência é uma das primeiras unidades a serem implantadas no país, juntamente com Minas Gerais, São Paulo e Goiás. Até 2020, a proposta é implementar e apoiar 15 unidades de referência esportiva e, até 2024, 27 Centros.


De acordo com o coordenador do Centro Paralímpico, Vinicius Cardoso, no momento, a finalidade do local é proporcionar aos alunos a execução de atividades de maneira recreativa.

“Nós propusemos o Centro de forma recreativa, de forma a iniciar alguma atividade esportiva às pessoas com deficiência. Neste momento, o foco do projeto é desenvolver a atividade física para essas pessoas de forma lúdica, para que o aluno consiga desenvolver aspectos psicológicos e motores, buscando que a aptidão física, em relação à saúde, seja o mais importante”, disse.
Centro Paralímpico (Foto: Willians Dias)

Segundo o coordenador, a participação da pessoa com deficiência nas atividades esportivas possibilita a independência. “Nós sabemos que grande parte das pessoas com deficiência têm a tendência de estarem sedentárias. A participação nesse tipo de atividade, além de promover benefícios físicos, psicológicos e motores, também contribui para as atividades diárias desses alunos. Através do desenvolvimentos de algumas capacidades motoras, vão contribuir também para independência e autonomia desse aluno”, explicou Vinicius Cardoso, idealizador do projeto.


Os alunos atendidos pelo Centro desenvolvem conceitos básicos de algumas modalidades, como atletismo e voleibol sentado, em que não é exigido rendimento deles. Para Ângela Maria, aluna atendida pela unidade, o Centro proporciona que pessoas com deficiência tenham a possibilidade de praticar esportes.

Ângela Maria, 43 anos. (Foto: Willians Dias)
“Fiquei sabendo do local por um colega. Fiz minha inscrição e no mesmo dia comecei a praticar. Foi muito legal, porque em boa vista não temos nenhum tipo de esporte, nada para deficiente, algo que a gente possa se divertir. Aqui temos várias modalidades esportivas, aqui encontramos todo mundo. É muito bom”, destacou.

Com as atividades, os atletas desenvolvem funções motoras em comum com as modalidades desenvolvidas no projeto. Conforme o professor instrutor do Centro Paralímpico, Lucas Guilherme, antes de direcionar o aluno à modalidade que se identifica, é realizado um acompanhamento para conhecer o cotidiano do atleta.

“Nós trazemos o esporte de acordo com o tipo de deficiência do aluno que chega ao Centro Paralímpico. Primeiramente, nós procuramos saber como é o dia a dia do aluno, de acordo com a análise sobre a capacidade física dele, depois nós direcionamos cada um para o esporte que mais se identifica”, explicou.
Professor Instrutor, Lucas Guilherme, e seus alunos do Centro Paralímpico. (Foto: Willians Dias)

Para a professora do Comitê Paralímpico Brasileiro, Ana Késia, a unidade possibilita que o aluno tenha maior qualidade de vida. “É um local não só de prática esportiva, mas também de lazer, de qualidade de vida. É um local onde podem estar socializando, saindo da rotina e praticando esporte”, ressaltou.


FUNCIONAMENTO - As atividades são gratuitas e ocorrem às quartas e sextas-feiras, nos horários das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, no Ginásio do Centro de Excelência Aplicado à Educação da Universidade Estadual de Roraima – CEAE/UERR, localizado na Av. Nazaré Filgueiras, 1812, Bairro Dr. Silvio Botelho. Os interessados podem se inscrever, com seu responsável, munidos de documentos de identidade e laudo médico no mesmo horário e local.

92 visualizações0 comentário
bottom of page