top of page
  • Foto do escritorWebJor

Banda Paricarana: Bolsa auxilia na permanência de acadêmicos na UFRR

Atualizado: 18 de set. de 2019



          A Universidade Federal de Roraima conta com diversos programas que facilitam a permanência dos alunos em seus respectivos cursos, com isso uma grande pluralidade de acadêmicos se beneficiam com as bolsas e têm um estímulo maior aos estudos dentro do campus. Seguindo essa linha de raciocínio, várias estratégias são usadas para gerar interesse nos alunos na procura de um auxílio, onde integre de forma fácil e que realmente os ajude a se manter sem precisar de um trabalho que possa tirar seu desempenho acadêmico


      Dessa maneira foi pensado em um programa, que além de ajuda monetária, fosse um estímulo cultural à quem se interessa por música: A banda Paricarana. O grupo musical tem como estilo o pop rock brasileiro e internacional, e toca nos mais diversos eventos dentro da universidade como uma das atrações principais.



O projeto foi criado em 2010 na gestão da pró-reitora Geyza Alves e em entrevista para a tv universitária, na época, Geyza explicou de onde surgiu as ideias e como as verbas foram distribuídas.




            Sendo ofertada pela Coordenação de Cultura e Eventos da UFRR a bolsa faz parte de programa mosaico cultural, no qual são vinculados os seguintes projetos: Bandas Paricarana e Cruviana,Coral Madrigal, Grupo de Câmara, Memorial União Operária, eventos culturais da UFRR e cursos de extensão. E até incentiva os alunos artistas a participarem de eventos nacionais e internacionais.


       A primeira formação da banda contou com, hoje, figuras renomadas musicalmente dentro do estado de Roraima, como a cantora Euterpe Oliveira que é atualmente é um nome de peso dentro da musicalidade em Boa Vista e participa de diversos planos culturais, desde ouvinte até participante. Euterpe tem sua própria discografia, e alguns clipes e covers que podem ser encontrados no seu canal do YouTube.


          Outro de um dos primeiros integrantes da banda é o Hugo Pereira, que hoje faz parte de um dos conjuntos mais conhecidos e promissores de Boa Vista, a banda Jamrock, com sucessos como Puraké, Futuro Bom e diversos outros que praticamente todos que conhecem a cena alternativa da cidade sabem de cor. Atualmente a banda Jamrock tem feito apresentações e gravações no estado de Goiás.


Paricarana 2019


     Os trabalhos da banda continuam até hoje, dando continuidade a assistência prestada aos alunos. A banda, como sempre, se estrutura de forma que não prejudique os alunos integrantes, dando possibilidade, por exemplo, a uma das vozes, que é ingressa do curso de medicina.


         A estudante de 20 anos ,Thayná Vita, falou um pouco sobre de onde surgiu seu interesse por música em geral na sua vida: “Eu me interessei pela música quando era pequena, aos 8/9 anos, em que entrei na aula de violão. Depois, aos 11, eu tive minha primeira apresentação, em que tinha que cantar além de tocar violão. Cantei pela primeira vez, e o interesse pelo canto só foi crescendo. Daí aos 15 entrei numa aula de canto, em que fiz por cerca de 2 anos…”




        Thayná tem seu próprio canal de covers no YouTube, e também podem ser encontrados conteúdos relacionados à isso em sua página no Facebook. Nessas plataformas estão disponíveis o seu trabalho como artista fora do âmbito acadêmico.


     Além da estudante fazer o que gosta, tanto o curso quanto a aptidão artística, a bolsa custeia alguns de seus gastos em função da universidade. Surgiu a oportunidade de fazer parte do plano de permanência com a indicação de um amigo que já fazia parte da banda. E completa dizendo sobre a importância financeira do recurso voltado aos estudantes “Essa bolsa me ajuda bastante, porque é ela que custeia meu transporte, ainda moro com meus pais e ela me auxilia a ter um pouco mais de independência”


        Como diversos alunos da instituição, Thayná usou de um auxílio disponível para sua permanência dentro do curso e na universidade, e a UFRR conta com diversos planos culturais que podem ser acessados através de editais disponíveis no site da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão.


25 visualizações0 comentário
bottom of page