top of page

Artista de Roraima é selecionada para participar de mostra sobre Amazônia em Porto Alegre

Obra "Orquídeas de Roraima - Catasetum Discolor" ficará em exposição até 2 de maio

Fonte: Divulgação

A artista plástica Leila Adriana Baptaglin, moradora de Roraima, foi selecionada para participar da mostra "Amazônia: Universo de Contrastes" promovida pela Associação de Artes Plásticas Franscisco Lisboa e o Instituto Zoravia Bettiol em Porto Alegre (RS).


"É uma satisfação ter um trabalho de Roraima apresentado em uma exposição nacional dentro de um instituto que está envolvido com as discussões da Amazônia como um todo", comemorou Leila Baptaglin em entrevista ao Amazoom.


A obra intitulada "Orquídeas de Roraima - Catasetum Discolor", criada por Leila Baptaglin, ficará em exposição na Associação de Artes Plásticas Franscisco Lisboa entre os dias 2 de abril e 2 de maio.


Leila ficou sabendo da possibilidade de participar da mostra através de uma colega. A artista afirma que a exposição é uma oportunidade para divulgar as produções artísticas feitas a partir da região amazônica.


"Quando fui ler o edital, achei que os meus trabalhos, por tratarem da flora amazônica, poderiam fazer parte dessa exposição e mostrar um pouquinho do que estamos produzindo em Roraima", contou a artista.


A artista conta que enviou cinco obras para a seleção da exposição e que o processo de inscrição no edital foi tranquilo e rápido.


"Eles estavam fazendo uma seleção de artistas que discutem a temática da Amazônia a partir da flora, da fauna, dos conflitos e de todas as questões que estão postas nesse contexto", explicou.


Segundo a artista, a obra selecionada é uma pintura acrílica sobre tela, com medidas de 110 cm x 80 cm, produzida em 2021.


"A exposição vai ser realizada em Porto Alegre, mas também será realizada uma exposição virtual com as obras selecionadas. O público então vai ter essas duas formas para conhecer as obras que falam sobre e a partir da Amazônia", conclui Leila Baptaglin.


Ateliê AmarEllo


No dia 14 de janeiro, Leila Baptaglin lançou o Ateliê AmarEllo, um espaço virtual dedicado à produção, exposição e comercialização do conjunto de obras produzidas pela própria artista.


No Ateliê AmarEllo, o internauta pode conhecer o acervo de obras de Leila Baptaglin, em sua maioria telas, aquarelas, projetos e desenhos nos quais ela retrata as flores e natureza de Roraima.


Ao todo, o catálogo do site conta com 122 obras únicas que podem ser apreciadas e compradas por amantes da arte de todo o Brasil. No portal há ainda um espaço dedicado às intervenções artísticas realizadas por Leila Baptaglin, bem como os livros e artigos publicados por ela.

Perfil da artista:


Leila Baptaglin é Graduada em Desenho e Plástica; Especialista em Gestão Educacional; Mestre em Patrimônio Cultural; Mestre e Doutora em Educação. Toda sua formação concluída na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).


​Em seu Trabalho de Conclusão do Curso na Graduação, Leila pintou flores em tamanho de painéis, utilizando como referência a artista estadunidense Georgia O’Keeffe.


A formação da artista teve como base as pessoas e os lugares por onde passou: o ambiente da casa e vila no interior onde cresceu; as dificuldades enfrentadas no Rio Grande do Sul; o temor da Europa e o desafio de encarar a Amazônia e seu incomparável mundo.


Atualmente, Leila é docente no curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e trabalha com uma extensa lista de projetos que resultam (quase sempre) em obras significantes – tanto no campo acadêmico quanto artístico.

295 visualizações0 comentário
bottom of page