• Bryan Chrystian

Amazoom realiza reunião com curso de Gestão em Saúde Coletiva para discutir ações do Arbocontrol

Reunião faz parte da agenda de ações do Arbocontrol coordenadas pelo Amazoom em Roraima

Fonte: Amazoom - Vilso Santi

O coordenador geral do Amazoom, Vilso Jr Santi, se reuniu na manhã desta terça-feira (8) com o coordenador do curso de Gestão em Saúde Coletiva, Eliseu Sandri, do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima (UFRR), para debater ações do arbocontrol no estado.


A reunião faz parte da agenda de ações do Arbocontrol, no âmbito do componente três sobre educação, informação e comunicação para o controle do vetor, coordenadas pelo Amazoom em Roraima.


No encontro, o coordenador do Amazoom apresentou as linhas gerais do projeto e as estratégias pensadas para atuação em nível local em conjunto aos profissionais indígenas. Conforme ele, o principal foco é a produção de conteúdo para a seção de comunicação e saúde no Portal do Amazoom.


"Além da aproximação para produção e circulação de conteúdos sobre as arboviroses, foram discutidas as possibilidades para realização de rodas de conversa, oficinas de formação e palestras envolvendo a comunidade acadêmica", explicou Vilso.



Fonte: Amazoom - Vilso Santi

Durante a reunião, Eliseu Sandri reconheceu a importância da proposta e a potência da parceria e colocou-se a disposição para reforçar o contato com a equipe de docente do curso de Gestão em Saúde Coletiva e com as turmas de discentes.


Também foram debatidas as linhas gerais para apresentação e registro de um Projeto de Extensão junto a UFRR para registro e certificação posterior das ações.


Além disso, os coordenadores articularam a produção de material didático sobre Arbovisores, junto com as interfaces da comunicação e saúde em sentido mais amplo.


"É importante contar com a pereceria do curso de Gestão em Saúde Coletiva para reforçar as linhas de diálogo com os profissionais e futuros profissionais que atuam na defesa da saúde coletiva junto as comunidades indígenas e populações tradicionais do estado", afirmou Vilso Santi.


Articulações:

Encontro realizado no dia 13 de outubro

A reunião do coordenador do Amazoom com o coordenador do Curso de Gestão em Saúde Coletiva da UFRR é parte de uma série de articulações realizadas em Roraima no âmbito do projeto Arbocontrol.


O Amazoom promoveu, por exemplo, entre os dias 21 de julho e 13 de outubro, uma série de encontros com pesquisadores da UFRR para debater ações educomunicativas sobre as arboviroses dengue, zika e chikungunya.


Ao todo, foram realizados sete encontros de forma quinzenal com discentes e docentes da UFRR. Nas reuniões, os pesquisadores debateram ações educativas e comunicacionais que poderiam ser colocadas em prática nos municípios de Roraima.


Os encontros contaram com a participação de pesquisadores do campo da educomunicação em Roraima, como a Profª Dra Leila Baptaglin, docente do doutorado em Educação da UFRR.

De acordo com o coordenador do Amazoom, Vilso Santi, o diálogo com pesquisadores do campo da educomunicação em Roraima é uma etapa essencial no planejamento das ações educativas e comunicativas sobre arboviroses.

"Roraima é um estado único e com peculiaridades que acabam por impactar o trabalho socioeducativo e comunicativo. Assim, antes de qualquer ação mais direta, a equipe de trabalho do ArboControl no estado precisava conhecer o trabalho destes pesquisadores no campo da Educomunicação para entender os caminhos possíveis e, a partir disso, planejar ações que tivessem um maior alcance", explicou o docente.



47 visualizações0 comentário