top of page

Ajuda Humanitária: como isso acontece ?

Ana Lucia Montel e Eduardo Haleks

Foto: Beatriz Prill

É fato que quando os imigrantes venezuelanos chegaram a cidade de Boa Vista-RR, as pessoas se solidarizaram e começaram a prestar ajuda, uns de forma individual, outros de forma coletiva criando grupos de apoios, cada um foi ajudando da sua forma. Quando o fluxo migratório teve aumento, e cada vez mais imigrantes chegavam ao Brasil, as Agencias, Ongues, Instituições nacionais é internacional mostraram intersere de ajuda humanitária.

Hoje várias instituições encontram-se com escritórios instalados em Boa Vista, para prestar ajuda aos imigrantes, são ajudas como orientações de documentação, processos de interiorização, manutenção em abrigos, entres outros. Entre essas instituições que trabalham voltadas para ajuda humanitária está a ACNUR.


Breve histórico da ACNUR

Apresentada como organização humanitária, apolítica e social, o Acnur trabalha com dois objetivos básicos: proteger homens, mulheres e crianças refugiadas e buscar soluções duradouras para que possam reconstruir suas vidas em um ambiente normal.

O Estatuto do ACNUR enfatiza o carácter humanitário e estritamente apolítico do seu trabalho, e define como competência da agência assistir a qualquer pessoa que encontra-se fora de seu país de origem e não pode (ou não quer) regressar ao mesmo "por causa de fundados temores de perseguição devido à sua raça, religião, nacionalidade, associação a determinado grupo social ou opinião política".


O orçamento atual da agência é de US$ 3 bilhões por ano. Diferentemente das demais agências da ONU, o ACNUR se mantém por meio de contribuições voluntárias de países doadores. Os fundos indispensáveis para a sobrevivência de milhões de pessoas são buscados junto à comunidade internacional, ao setor privado e a doadores particulares em todo o mundo.


Desdobramentos:

A ACNUR é uma das varias instituições que atuam aqui no estado oferecendo ajuda aos imigrantes. O que fazer para conseguir contar como essa "ajuda" é oferecida, de onde vem os recursos, qual o intersere em ajudar. Talvez essas informações não sejam interessantes para serem repassadas a um estudante de jornalismo, o interessante é aparecer na grande mídia, jornais impressos, rádios, tv, web, o que estão fazendo, mostrar que estão ajudando. Na tentativa de conseguir informações sobre todo esse contexto, a tentativa foi negada, ao enviar solicitações de entrevista, a resposta não chegou.


Por outro lado, vários grupos se organizaram de forma independente, para ajuda os imigrantes que buscam uma vida melhor. A maioria desses grupos trabalham com ajudas que recebem de pessoas que se sensibilizam com a causa. Pessoas se disponibilizam de forma independentes sem recursos para produzir matérias de forma humanizada sobre a história dessas pessoas, famílias,


Vamos pensar na indagação: ajuda humanitária, status ou solidariedade?


10 visualizações0 comentário
bottom of page