top of page

Índice de infestação do Aedes aegypti reduz 57% em Boa Vista, aponta levantamento

Levantamento foi feito na área urbana de Boa Vista entre os dias 3 e 12 de janeiro

Fonte: Prefeitura de Boa Vista

O primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) realizado em Boa Vista em 2022 apontou redução de 57% no índice de infestação do mosquito Aedes aegypti nos imóveis da capital roraimense em comparação com o LirAa anterior, realizado em novembro do ano passado.


De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, com o resultado, Boa Vista se encontra em situação de médio risco, com índice de 1% transmissibilidade de dengue, zika e chikungunya.


A pesquisa foi feita na área urbana de Boa Vista, entre os dias 3 e 12 de janeiro deste ano. No total, as coletas de larvas foram realizadas em mais de 8,3 mil imóveis da capital.


O coordenador de Vigilância e Controle de Doenças Transmitidas por Vetores, Washington Alves, explicou que, mesmo com a redução do índice, as ações de combate às arboviroses em Boa Vista serão intensificadas.


"A população é nossa principal parceira nessa batalha. Então precisamos que cada um tire 10 minutos do seu tempo para verificar seus quintais. Pedimos que se atentem as orientações dos agentes de endemias que fazem as visitas domiciliares”, destacou.


Criadouros – onde mais foram encontradas larvas do mosquito:

Lixo (recipientes plásticos, garrafas, latas, sucatas em ferros velhos),

Depósitos móveis (vasos/frascos, pratos, pingadeiras, bebedouros, etc.)

Pneus.

Bairros:

Quanto aos bairros da capital, apenas um foi classificado como alto risco: o São Pedro. 18 com médio risco e 39 com baixo risco.

Ações:

As equipes da prefeitura promovem diversas ações de combate ao mosquito durante todo ano. Dentre elas: atividades de controle larvário (utilizando estratégias de visita domiciliar), atividades de bloqueios com educação em saúde, eliminação de criadouros e tratamento, atividades de borrifação, monitoramento com armadilhas, notificação dos terrenos baldios, monitoramento nos pontos estratégicos, coleta de larvas, aplicação focal com larvicida e perifocal com inseticida residual em pontos estratégicos, atividade de educação e saúde nas UBS, entre outros.


Fonte: Prefeitura de Boa Vista

23 visualizações0 comentário
bottom of page