• Amazoom

RESPEITO PELA CIDADE: SELO DE RAP MUDA VIDA DE JOVENS DE RORAIMA

Gabriel pensador, Racionais e Charlie Brown Jr foram as primeiras inspirações dos artistas em Rorainópolis.


Por Phueblo Caliri


O compositor Gabriel White Aragão dos Santos, de 23 anos, teve contato com a música ainda criança quando a mãe, Marcia Braga, que vendia DVDS nas ruas do Amazonas, lhe apresentou os artistas e presenteou o filho com discos. Aquela época a vida do então adolescente se confundia com as historias que o garoto ouvia nas músicas dos cantores. Segundo o artista, sua mãe se juntou com um homem que, assim como está presente e uma grande parte das famílias brasileiras, era agressivo e tinha sérios problemas com alcoolismo. A vida de mãe e filho se tornou uma batalha contra a pobreza e a violência. Ainda segundo Gabriel, a rotina da família era de fuga e medo. Quando ainda era menor o compositor conheceu de perto o crime e viu seus amigos de infância morrerem, um por um, vitimas do sistema que marginaliza jovens periféricos.

Foto: Life Lucas


Mas foi ao se mudar para Santa Helena, município do país vizinho Venezuela, que a historia com o rap começou. Agora morando com o Pai, Francisco Pinheiro, começou as escrever suas letras e dar melodia a elas. Gravada ainda com um celular improvisado, REALIDADE foi a primeira canção do artista (vídeo abaixo). Ao retornar para Roraima Gabriel conheceu a cena do skate e começou a se apresentar em praças e escolas publicas cantando suas letras. Aos 19 anos produziu as primeiras batalhas a cena no município e assim nascia o RPC 09 (Ritmo, Poesia e Conhecimento / Respeito Pela Cidade



Video: Canal oficial RPC095


Das batalhas surgiram outros artistas como o Jovem Treiske, que já na primeira batalha foi vitorioso e começou sua carreira. O jovem de família cristã sentiu muita dificuldade para realmente viver seu sonho de ser MC. Segundo ele, as pessoas e sua família o olhavam com preconceito pois suas roupas e suas letras eram diferentes para a população.


"Na questão de emprego era muito ruim pois as pessoas viam minhas roupas e meu cabelo e já não queriam me dar trabalho. Mas com o tempo minha mãe aceitou e já foi até a um show meu e eu cantei pra ela foi emoção"

Foto: Life Lucas


Para Treiske o movimento do Rap mudou sua vida. A união dos artistas e o respeito pelo movimento fizeram ele enxergar a vida de uma outra forma. O compositor fala com gratidão pela historia construída ao lado do amigo White.


"Tava tudo aqui dentro. Eu não aprendi nada com o Gabriel mas foi ele que me disse você é capaz e me apresentou esse mundo"


RESPEITO PELA CIDADE


Em 2016, com o single Meu Ambiente que trás na letra "Rorainópolis Capital do Brasil" , surge o selo musical RPC095. Segundo Gabriel, a intenção sempre foi exaltar a terra que os jovens viviam e os talentos locais. "A gente não exalta outra cidade, a gente já viu outros exaltando outras cidades como São Paulo mas a gente quer exaltar a nossa cidadezinha e mostrar que aqui tem talentos".


Hoje com um estúdio mais profissional e com toda uma historia de orgulho o selo já expandiu horizontes e tem representantes inclusive na capital de Roraima. Levando através de clipes, lançamentos de singles e eventos nas cidades o talento dos artistas locais.


Os jovens se inspiram em movimentos do rap e trap que cada dia que passa e as pessoas vão conhecendo os trabalhos os artistas ganham mais fãs. Poesia Acústica, Matue e Hungria são exemplos dos novos ídolos brasileiros. Sempre com letras que fortes que retratam realidades e sonhos os artistas estão conquistanto seus espaços no cenário musical e incentivando jovens como dos do RPC095


Video: Canal oficial RPC095


Parta ter acesso aos trabalhos e eventos dos artistas é só acessar a pagina do Youtube e nas Redes sociais todos são RPC 095



15 visualizações0 comentário