top of page
  • Foto do escritorAmazoom

POLICAST: Política Eleitoral e Meios de Divulgação

Atualizado: há 5 dias

Projeto experimental em áudiojornalismo pretende discutir temas cruciais relacionados a circulação de conteúdo político-eleitoral no ciberespaço.

 

Por Pedro Lucas Pereira, Felipe Gustavo Borges e Arthur Chaves*.

 

Projeto pretende discutir temas relacionados a circulação de conteúdo político-eleitoral na internet (Foto: Reprodução da Internet).

O Projeto “Política eleitoral e meios de divulgação” começou suas atividades em 11 de março, com sua reflexão baseado nos passos dados pelos pré-candidatos a Prefeito de Boa Vista no ano eleitoral de 2024.

 

A produção tem como foco abordar os elementos cruciais para a circulação de conteúdo político e eleitoral no ciberespaço, discutir o papel das redes sociais e as estratégias de combate às Fake News nesse campo, com o auxílio de inteligência artificial.

 

A ideia é trabalhar com um instrumento que conscientiza e informe, de maneira transparente, as estratégias de divulgação de propagandas eleitorais para eleições municipais – focando nos candidatos a prefeitos – e considerando a relevância do tema "política eleitoral e meios de divulgação" no contexto contemporâneo.

 

Temos clareza que ascensão do ambiente digital na política eleitoral demanda uma abordagem estratégica e ética para garantir a transparência e integridade do processo democrático.

 


O Cenário

 

Acreditamos que situação da democracia brasileira e das eleições 2024 é influenciada pela crescente importância do ambiente digital. E, que a política eleitoral contemporânea, exige uma compreensão aprofundada da dinâmica digital, destacando a necessidade de enfrentar desafios como a disseminação de Fake News.

 

Tal proposta pretende mobilizar uma população digitalmente conectada, mas vulnerável a informações falsas, trabalhando com as facetas da alfabetização digital e com suas ferramentas, a fim de capacitar o eleitor a discernir melhor entre notícias verdadeiras e falsas; entre propostas éticas e não éticas; e, entre candidatos idôneos ou mal-intencionados.

 

Nessa construção pretendemos trabalhar com os pontos críticos da disseminação de conteúdo enganoso; ajudar a estabelecer protocolos para verificação de informações antes da divulgação; abordar a linguagem que os candidatos estão usando para dialogar com os eleitores; e, mostrar o impacto de cada candidato e a sua influência nas redes sociais ou na comunicação analógica.

 

Cronograma

 

PJ 1 – O que é Fundo Eleitoral?

PJ1 PODCAST EP1

PJ 2 – Regras e inovações na propaganda eleitoral: um guia para eleitores e candidatos

PJ2 PODCAST EP 2

PJ 3 – Como as redes sociais são usadas para fazer propaganda política?

PJ3 PODCAST EP 3

PJ 4 –

 

PJ 5 –

 

PJ 6 –

 

PJ 7 –

 

PJ 8 –

 

PJ 9 –

 

PJ 10 –

 

PJ 11 –

 

* Grupo 7. Conteúdo experimental produzido no escopo da disciplina JOR53 – Jornalismo Especializado I.

 

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page