top of page
  • Foto do escritorWebJor

O Doutor da Natureza: Davi Kopenawa vai receber o título Honoris Causa da UFRR

O xamã e líder político do povo Yanomami vai participar, na próxima semana, do seminário “O Futuro É Indígena: 30 Anos da Terra Yanomami” na instituição.


O Conselho Universitário da Universidade Federal de Roraima (CUNI-UFRR), por aclamação, concedeu na última sexta-feira (05/08) o título de Doutor Honoris Causa à Davi Kopenawa, principal líder político e xamã do Povo Yanomami.


A proposição do reconhecimento, com o título honorífico máximo da Instituição, partiu do Programa de Pós-graduação em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF), e contou com a relatoria da professora Manuela Souza Siqueira Cordeiro.


Conforme a autora da proposta Sandra Franco Buenafuente, pesquisadora da Economia Indígena no PPGSOF da UFRR, 05 de agosto de 2022 foi um dia "memorável". “Foi o dia necessário para demonstrar o reconhecimento e “desenhar na pele de papel” a importância do xamã que luta incansavelmente contra os “homens da mercadoria”.

“A defesa da luta indígena é por continuidade da vida. E Davi, nosso Doutor mais ilustre, defende essa questão com uma maestria arguta e real. Viva Davi Kopenawa! Viva o Doutor da natureza!", enfatizou a professora.

Seminário “O Futuro É Indígena”


O seminário “O Futuro É Indígena: 30 Anos Da Terra Yanomami”, promovido pelo Programa de pós-graduação em Comunicação (PPGCOM), vai acontecer no auditório da Sala de Cinema do Centro Amazônico de Fronteiras (CAF/UFRR), nos dias 11 e 12 de agosto, a partir das 18h.

Para realizar a pré-inscrição no evento basta preencher o formulário com suas informações pessoais, contato e dados da instituição que representa.


Programação do Evento


Dia 11/08/2022

Mesa: O atual momento da vida povos indígenas


18h: Falas das lideranças

Dário Kopenawa, vice-presidente da Hutukara Associação Yanomami

Júlio Ye’kuana, presidente da Associação Wanasseduume Ye’kwana

Júnior Hekurari, coordenador do Condisi

Alisson Marugal, procurador do MPF-RR


Dia 12/08/2022

Mesa: O processo histórico de luta dos povos indígenas


18h: Falas das lideranças

Davi Kopenawa, presidente da Hutukara Associação Yanomami

Maurício Ye’kuana, diretor da Hutukara Associação Yanomami

Edinho Batista Macuxi, coordenador do Conselho Indígena de Roraima (CIR)


237 visualizações0 comentário
bottom of page