• Amazoom

O Doutor da Natureza: Davi Kopenawa vai receber o título Honoris Causa da UFRR

O xamã e líder político do povo Yanomami vai participar, na próxima semana, do seminário “O Futuro É Indígena: 30 Anos da Terra Yanomami” na instituição.


O Conselho Universitário da Universidade Federal de Roraima (CUNI-UFRR), por aclamação, concedeu na última sexta-feira (05/08) o título de Doutor Honoris Causa à Davi Kopenawa, principal líder político e xamã do Povo Yanomami.


A proposição do reconhecimento, com o título honorífico máximo da Instituição, partiu do Programa de Pós-graduação em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF), e contou com a relatoria da professora Manuela Souza Siqueira Cordeiro.


Conforme a autora da proposta Sandra Franco Buenafuente, pesquisadora da Economia Indígena no PPGSOF da UFRR, 05 de agosto de 2022 foi um dia "memorável". “Foi o dia necessário para demonstrar o reconhecimento e “desenhar na pele de papel” a importância do xamã que luta incansavelmente contra os “homens da mercadoria”.

“A defesa da luta indígena é por continuidade da vida. E Davi, nosso Doutor mais ilustre, defende essa questão com uma maestria arguta e real. Viva Davi Kopenawa! Viva o Doutor da natureza!", enfatizou a professora.

Seminário “O Futuro É Indígena”


O seminário “O Futuro É Indígena: 30 Anos Da Terra Yanomami”, promovido pelo Programa de pós-graduação em Comunicação (PPGCOM), vai acontecer no auditório da Sala de Cinema do Centro Amazônico de Fronteiras (CAF/UFRR), nos dias 11 e 12 de agosto, a partir das 18h.

Para realizar a pré-inscrição no evento basta preencher o formulário com suas informações pessoais, contato e dados da instituição que representa.


Programação do Evento


Dia 11/08/2022

Mesa: O atual momento da vida povos indígenas


18h: Falas das lideranças

Dário Kopenawa, vice-presidente da Hutukara Associação Yanomami

Júlio Ye’kuana, presidente da Associação Wanasseduume Ye’kwana

Júnior Hekurari, coordenador do Condisi

Alisson Marugal, procurador do MPF-RR


Dia 12/08/2022

Mesa: O processo histórico de luta dos povos indígenas


18h: Falas das lideranças

Davi Kopenawa, presidente da Hutukara Associação Yanomami

Maurício Ye’kuana, diretor da Hutukara Associação Yanomami

Edinho Batista Macuxi, coordenador do Conselho Indígena de Roraima (CIR)


222 visualizações0 comentário