O xamã e líder político do povo Yanomami vai participar, na próxima semana, do seminário “O Futuro É Indígena: 30 Anos da Terra Yanomami” na instituição.
O Conselho Universitário da Universidade Federal de Roraima (CUNI-UFRR), por aclamação, concedeu na última sexta-feira (05/08) o título de Doutor Honoris Causa à Davi Kopenawa, principal líder político e xamã do Povo Yanomami.
A proposição do reconhecimento, com o título honorífico máximo da Instituição, partiu do Programa de Pós-graduação em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF), e contou com a relatoria da professora Manuela Souza Siqueira Cordeiro.
Conforme a autora da proposta Sandra Franco Buenafuente, pesquisadora da Economia Indígena no PPGSOF da UFRR, 05 de agosto de 2022 foi um dia "memorável". “Foi o dia necessário para demonstrar o reconhecimento e “desenhar na pele de papel” a importância do xamã que luta incansavelmente contra os “homens da mercadoria”.
“A defesa da luta indígena é por continuidade da vida. E Davi, nosso Doutor mais ilustre, defende essa questão com uma maestria arguta e real. Viva Davi Kopenawa! Viva o Doutor da natureza!", enfatizou a professora.
Seminário “O Futuro É Indígena”
O seminário “O Futuro É Indígena: 30 Anos Da Terra Yanomami”, promovido pelo Programa de pós-graduação em Comunicação (PPGCOM), vai acontecer no auditório da Sala de Cinema do Centro Amazônico de Fronteiras (CAF/UFRR), nos dias 11 e 12 de agosto, a partir das 18h.
Para realizar a pré-inscrição no evento basta preencher o formulário com suas informações pessoais, contato e dados da instituição que representa.
Programação do Evento
Dia 11/08/2022
Mesa: O atual momento da vida povos indígenas
18h: Falas das lideranças
Dário Kopenawa, vice-presidente da Hutukara Associação Yanomami
Júlio Ye’kuana, presidente da Associação Wanasseduume Ye’kwana
Júnior Hekurari, coordenador do Condisi
Alisson Marugal, procurador do MPF-RR
Dia 12/08/2022
Mesa: O processo histórico de luta dos povos indígenas
18h: Falas das lideranças
Davi Kopenawa, presidente da Hutukara Associação Yanomami
Maurício Ye’kuana, diretor da Hutukara Associação Yanomami
Edinho Batista Macuxi, coordenador do Conselho Indígena de Roraima (CIR)
Comments