top of page
  • Foto do escritorAmazoom

Jornada de Pesquisadores de Recepção realiza sua 6ª edição na ESPM-RS

O professor Vilso Junior Santi (PPGCOM-UFRR) e a acadêmica Yasmim Rebelo (CCOS-UFRR) vão representar a região Norte no evento desse ano.


Entre os dias 28 e 30 de agosto de 2023 ocorrerá, em modalidade presencial, a VI Jornada de Pesquisadores de Recepção, sediada na ESPM de Porto Alegre. O evento é coordenado pela Profª Drª Nilda Jacks e pelo Prof. Dr. Guilherme Libardi, e contará com palestras, mesas e apresentação de trabalhos.


O encontro visa promover um espaço de interlocução sobre estudos (monografias, dissertações, teses, projetos de pesquisa) em desenvolvimento ou recentemente concluídas, buscando uma reflexão sobre os desafios contemporâneos e futuros das pesquisas dedicadas à recepção e ao consumo midiático.


Nesta sexta edição do evento, que ocorre bianualmente, a palestra de abertura, intitulada O campo semântico da recepção, será realizada pelo antropólogo Dr. Ruben Oliven, professor no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS, reconhecido internacionalmente pelas suas contribuições ao estudo da cultura brasileira.


A mesa, intitulada Miradas regionais sobre os estudos de recepção buscará traçar um panorama sobre o estado atual dos estudos de recepção no país através de falas de pesquisadoras(es) de todas as regiões brasileiras: Sul, pela Profª Drª Lírian Sifuentes (UFRGS); Sudeste, pela Profª Drª Denise Cogo (ESPM); Centro-Oeste, pela Profª Drª Márcia Gomes (UFMS); Nordeste, pelo Prof. Dr. Ismar Capistrano (UFC); e Norte, pelo Prof. Dr. Vilso Junior Santi (UFRR).


O professor Vilso (PPGCOM) também vai apresentar o trabalho Diário de Consumo Midiático: estratégias para análise audiovisual, em co-autoria com a acadêmica do Curso de Jornalismo da UFRR Yasmim Rebelo, que relata parte da experiência pedagógica desenvolvida na disciplina de Mídia e Recepção daquela instituição.


A palestra de encerramento será conduzida pela Profª. Drª. Nilda Jacks (UFRGS) e pelo Prof. Dr. Guilherme Libardi (UFSCar), que discorrerão acerca dos usos e da atualidade de modelos teóricos-metodológicos na pesquisa de recepção e de consumo midiático, e sobre um diagnóstico das pesquisas do campo, propondo uma agenda de estudos para os próximos anos.


Além das palestras e da mesa, ocorrerá a apresentação de trabalhos, enviados previamente na modalidade resumos por estudantes, professores(as) e pesquisadores(as), distribuídos em diferentes grupos de trabalho a partir de temáticas reunidas em torno de temas, meios de comunicação e gêneros midiáticos, por exemplo: recepção e convergência; recepção televisiva; recepção de publicidade; recepção e marcadores sociais da diferença; entre outros.


Inscrições

O valor das inscrições no evento varia entre 30 e 150 reais, a depender do nível de formação e tipo de atuação no evento (ouvinte ou apresentador de trabalho).


Para acompanhar toda a cobertura do evento, basta seguir a página @jornadaderecepcao no instagram. Em caso de dúvidas, enviar e-mail para jornadaderecepcao@gmail.com.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page