top of page

IBGE está em campo com a 2ª edição da Pesquisa Nacional de Saúde

Por Fabiola Valentina


A 2ª edição da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) iniciou dia 02 de setembro aqui em Roraima. O intuito da pesquisa é investigar com força de detalhes como estão as condições de saúde da população. Fernanda Costa (28), agente de pesquisa do IBGE, falou em entrevista acerca do início da PNS aqui no Estado.

A amostra ocorrerá em cerca de 2.700 domicílios no Estado e deve terminar na última semana de dezembro. Das residências, 1.700 são em Boa Vista. Os demais domicílios estão distribuídos em 13 dos 15 municípios de Roraima, apenas Pacaraima e Uiramutã estão fora da amostragem.


Abrangência e importância da PNS

A primeira edição da PNS (2013), selecionou em torno de 81 mil domicílios em 1.600 municípios. Já nesta segunda edição, houve um aumento no tamanho da amostragem, com cerca de 108 mil domicílios distribuídos em 2.167 municípios. Chegando a quase metade dos 5.570 municípios que temos no Brasil.


O supervisor da Pesquisa Nacional de Saúde aqui de Roraima, Luiz Felipe (30), concedeu uma entrevista onde fala sobre a importância da pesquisa e os aspectos que serão trabalhados dentro dela.

É a partir de pesquisas como a PNS que o Brasil é retratado. Os dados e estatísticas resultantes dessa investigação retornam para a população em forma de leis e políticas públicas.


A Pesquisa Nacional de Saúde é fruto de uma parceria técnica entre o IBGE, o ministério da saúde e a Organização Mundial do Trabalho (OIT). Os resultados têm previsão para serem divulgados em 2021.


Como saber se é um agente do IBGE que está batendo em sua porta?

Fernanda Costa, agente de pesquisa do IBGE Roraima.

É fundamental ver se a pessoa está com o crachá da instituição e reconhecer se é o mesmo da foto. Também é indicado que observe se o entrevistador está fardado ou com algum acessório (bolsa, colete ou boné) que identifique o órgão.


Além disso, é possível verificar a identidade do entrevistador pelo site Respondendo ao IBGE, nele você coloca o número de matrícula, RG, CPF ou nome do agente de pesquisa para confirmar a identidade do mesmo.


Outro método rápido e seguro é ligar para a agência do IBGE Roraima pelos telefones: (95) 3212-2112 ou (95) 3212-2119.



 

Lei nº 5534:

Art. 1º Toda pessoa natural ou jurídica de direito público ou de direito privado que esteja sob a jurisdição da lei brasileira é obrigada a prestar as informações solicitadas pela Fundação IBGE para a execução do Plano Nacional de Estatística (Decreto-lei nº 161, de 13 de fevereiro de 1967, art. 2º, § 2º).

Parágrafo único. As informações prestadas terão caráter sigiloso, serão usadas exclusivamente para fins estatísticos, e não poderão ser objeto de certidão, nem, em hipótese alguma, servirão de prova em processo administrativo, fiscal ou judicial, excetuado, apenas, no que resultar de infração a dispositivos desta lei.

33 visualizações0 comentário
bottom of page