top of page
  • Foto do escritorCarol Domingos

I ENCONTRO DE PESQUISADORES DE RECEPÇÃO, CONSUMO MIDIÁTICO E USOS SOCIAIS DOS MEIOS (I EPEREC)

Atualizado: 4 de dez. de 2023

O foco do encontro está na análise da recepção e do consumo de mídia atreves das redes sociais.

I Encontro de Pesquisadores / Foto: Reprodução


Ocorrerá entre os dias cinco e seis de dezembro, o I Encontro de Pesquisadores de Recepção, Consumo Midiático e Usos Sociais dos Meios do Norte, Nordeste e Centro-Oeste (I Eperec NO/NE/CO). É um evento científico realizado remotamente e organizado, nesta edição, pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com o Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e o Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).


O I Eperec tem como objetivo proporcionar um intercâmbio por meio das pesquisas em recepção, consumo midiático e usos sociais dos meios, desenvolvidas ou em desenvolvimento em iniciações científicas, monografias, dissertações, teses, pós-doutorados ou projetos de pesquisa, nas instituições de ensino superior da região Norte, Nordeste e Centro-Oeste.


Segundo o Prof. Dr. Vilso Santi, o intuito do evento é fortalecer as nossas estratégias de investigação na área de pesquisa em recepção e consumo de mídia com a iniciativa desde o inicio deste ano.


"Esse evento é o resultado de um trabalho que começou no primeiro semestre deste ano, durante a Jornada de Pesquisadores de Recepção. O foco é melhorar nossas ideias de investigação. Essa iniciativa nasceu desse diálogo e nossa participação vai além da organização" frisou o professor.

Além disso, contaremos com a presença de um pesquisador internacional e da principal referência em estudos sobre reatividade, a professora Nina Jax, especialista em recepção e consumo de mídia no Brasil, Pofessor Nina Jax.


Comissão organizadora e participantes/Foto: Reprodução


Por pesquisas de recepção, compreende-se a relação de receptores ou usuários com os conteúdos dos meios de comunicação. Já o consumo midiático envolve a apropriação dos artefatos de comunicação e dos produtos midiáticos. Os usos sociais dos meios incorpora os deslocamentos de meios, mensagens, produção e recepção nos contextos socioculturais.


O evento discute os aspectos teóricos, metodológicos e empíricos em painéis com convidados de reconhecimento nacional e internacional e em sessões temáticas sobre consumo, recepção e usos de meios tradicionais e transmidialidade e consumo, recepção e usos da internet.


Chamada de Trabalhos

Convidamos pesquisadores, estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) e estudantes de iniciação científica de instituições de ensino superior do Norte, Nordeste e Centro-Oeste a submeter trabalhos baseados em reflexões teóricas, metodológicas e/ou resultados de pesquisas empíricas, em consonância com a ementa do evento. As propostas devem ser submetidas sob a forma de resumos expandidos de até 12 mil caracteres no formulário de inscrição.


Cada participante poderá apresentar até um resumo como autor e outro em co-autoria. Os resumos serão avaliados por um comitê científico constituído por pesquisadores que atuam no âmbito da recepção. Os aceites serão informados pelo e-mail do evento.


O resumo expandido deve ser formatado conforme o template: Template do resumo expandido


Calendário

Prazo para o envio de resumos expandidos: de 14 a 23 de novembro de 2023.

Divulgação do resultado da seleção de resumos expandidos: até 31 de novembro de 2023.

Inscrições pelo formulário: de 14 de novembro até 5 de dezembro de 2023.


Programação

5/12 (terça)

19h-19h30: Mesa de Abertura com os professores organizadores Ismar Capistrano, Márcia Gomes e Vilson Santi.

19h30-21h: Painel Os consumidores, receptores e usuários nas mutações culturais com Nilda Jacks (UFRS) e Omar Rincón (UDA).


6/12 (quarta)

8h30 – 10h: Sessão temática – parte 1.

10h30 – 12h: Sessão temática – parte 2.

14h – 15h30: Sessão temática – parte 3.

16h30 – 18h: Sessão temática – parte 4.

19h – 21h: Painel As tendências atuais e a agenda dos Estudos de Recepção no Brasil com Veneza Ronsini (UFRGS) e Valquíria John (UFPR).


Comissão Organizadora:

Prof. Dr. Ismar Capistrano Costa Filho (UFC)

Profª. Dra. Márcia Gomes (UFMS)

Prof. Dr. Vilso Junior Santi (UFRR)

Antonia Aline Costa de Oliveira (UFC)

Camila Barbieri Barbosa (UFMS)

Léon Denis Ferreira Xavier (UECE)

Gedy Brum Weis Alves (UFMS)

Giovana Gomes Flores (UFMS)

Renato Coelho Ribeiro (UFC)

Rodrigo Carlos Bezerra (UFC)

Talita Hayara Dantas R. A. A. Bezerra (UFC)



Fonte: Universidade Federal do Ceará - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

25 visualizações0 comentário
bottom of page