• Amazoom

Home Office e Trabalho Presencial

Atualizado: 28 de jun.

Julia Raposo Rodrigues

Home Office


Após dois anos de pandemia e com 79% da população já imunizada, as empresas e instituições voltaram a trabalhar de forma presencial. Muitos profissionais passaram parte desse período se habituando a trabalhar em casa, isso possibilitou a qualificação de muitos empregados e empregadores no Brasil, algumas pessoas tiveram a possibilidade de manter seus empregos a partir do home office.

Segundo Franklin Coelho, técnico de TI, houve um longo período de isolamento, a retomada do trabalho presencial está a todo vapor e concluiu: “ Nesse sentido, o ambiente de trabalho deve se transformar completamente, considerando a dificuldade de adaptação ao novo normal”.


Devido a pandemia houve uma redução no consumo, algumas empresas e instituições passaram a ter que investir no empregado, houveram algumas reduções de custos em relação a deslocamento, o trabalhador teve que investir em seu próprio meio de produção.


Segundo o economista fábio martinez o home office não é um meio muito novo, mas teve que ser utilizado em massa, e teve a implicância de que ao invés de o trabalhador usar os meios de produção do escritório ele teria que ter os próprios meios de produção e concluiu "isso acaba onerando, de forma direta houve o impacto econômico que se trabalhando em casa houve redução de movimentação e consequentemente redução de consumo".


Trabalho Presencial




As instituições públicas do Brasil foram grandes responsáveis pela forma de trabalho on-line, algumas até conseguiram um atendimento 100% digital, com a volta do trabalho presencial muitos encontraram uma certa dificuldade ao se adaptar pois já estavam habituados ao home office.

A jornalista Érica Figueiredo disse: O início da pandemia coincidiu com um período de pausa profissional após 19 anos de intensa atividade jornalística. Em 2021, retomei a atuação em trabalhos como repórter freelancer e encontrei restrições sanitárias como o uso de máscara, álcool gel para higienizar as mãos, distanciamento e exigência do cartão de vacinação. Considero que o maior desafio foi convencer os entrevistados a usarem máscara, pois muitos não entendiam a importância do item na prevenção da Covid-19.





17 visualizações0 comentário