top of page

Cursinho popular Podemos+ abre inscrições para jovens de baixa renda

  • Foto do escritor: Fabio Almeida
    Fabio Almeida
  • há 57 minutos
  • 4 min de leitura
Darlene Moraes. Um das Cordenadoras do cursinho Popular Podemos+ Marcos Braga
Darlene Moraes. Um das Cordenadoras do cursinho Popular Podemos+ Marcos Braga

O sonho de cursar um curso superior muitas vezes devido às iniquidades econômicas, educacionais e sociais não permitirem que jovens possam realizar esse desejo. Na busca de potencializar essa juventude o cursinho popular PODEMOS+ receberá inscrições até o dia 15 de maio de 2025, para formar uma turma de 40 novos estudantes que se enquadre nos critérios de seleção que terão aulas para realizar os processos de seleção das instituições de ensino superior.


O edital de chamamento (acesse aqui) estabelece que o público alvo do cursinho, organizado pelo Levante Popular da Juventude, são jovens de baixa renda, prioritariamente os que moram nas periferias, mulheres, negros, indígenas, pessoas com deficiência, LGBTQIAPN+ e migrantes. Obrigatoriamente devem ter cursado seus estudos em escolas públicas. O resultado final será divulgado em 27 de junho de 2025 e a aula inaugural será em 01 de julho de 2025.


Coordenação do cursinho Popular Podemos+ Marcos Braga
Coordenação do cursinho Popular Podemos+ Marcos Braga

A segunda etapa será a realização de entrevistas com os inscritos, entre os dias 02 e 25 de junho de 2025, pelos coordenadores dessa 4ª edição do cursinho popular. Os critérios estabelecidos permitem a avaliação dos candidatos quanto: motivação e interesse pela educação, disponibilidade para participar das atividades; avaliação do contexto socioeconômico. Para Darlene Moraes, esse é um momento muito importante para identificarmos os compromissos sociais dos interessados com nosso povo, especialemnte com as pessoas mais pobres.


As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet por meio de um formulário disponibilizado pela organização do cursinho (clique aqui), o qual deve ser submetido até as 23:59h, do dia 15 de maio de 2025. A divulgação dessa primeira etapa da seleção pública será realizada no dia 31 de maio de 2025, exclusivamente pelo instagram do Levante Popular da Juventude. Para classificação serão consideradas 20 vagas a mais do total de 40 previstas para o período das aulas que irão de 02 de julho a 07 de novembro de 2025. 


A estrutura curricular do cursinho Popular Podemos+ segue as diretrizes pedagógicas estabelecidas para o ENEM, sendo divididas em: Códigos e Linguagens (Português, Espanhol e Literatura); Ciências Humanas e Sociais (Geografia, História, Sociologia e Filosofia); Ciências da Natureza e Matemática )Matemática, Química, Física e Biologia); Redação e Atualidades (Estrutura Curricular Complementar). As aulas ocorrerão no prédio do Leducar, localizado no Bloco I da UFRR, das 19h às 21:30h, de segunda a sexta-feira.


O cursinho Popular Podemos+ Marcos Braga


Em 2021, membros do Levante Popular da Juventude compreenderão a necessidade de possibilitar melhores condições de acesso, aos jovens de baixa renda, ao ensino superior, segundo Darlene Moraes, uma das coordenadoras do Cursinho Podemos Marcos Braga, "Somos jovens da periferia, precisávamos potencializar essa representação e demos esse passo ousado e sem estrutura alguma de financiamento existente, além da disponibilidade do espaço pela UFRR”, afirmou Darlene.


O cursinho possui hoje uma rede de professores voluntários que ministram as aulas, além de apoiadores financeiros, envolvendo pessoas físicas e jurídicas que permite aos jovens receberem apostilas, material didático e lanches durante os intervalos das aulas. “Outra ajuda que disponibilizamos é a contribuição com o deslocamento de alguns participantes do cursinho, às vezes o nível de vulnerabilidade desses jovens é tão grande que eles não possuem condições de se deslocarem pela cidade, lembro que nossas aulas são na UFRR, assim essa ajuda de custo é essencial para muitos deles. Vivenciamos isso na primeira edição quando tivemos uma grande evasão, devido a ausência de recursos para deslocamento dos participantes”, afirmou Darlene.


Os registros da coordenação desta iniciativa popular demonstra que a iniciativa atendeu nos últimos 3 anos cerca de 120 estudantes, sua grande maioria mulheres, possuindo uma taxa média de aprovação nos anos de 23%, em vagas disputadas pelo ENEM e nos vestibulares da UFRR e da UERR. “É gratificante vê um esforço coletivo das pessoas oportunizar a jovens o acesso ao ensino superior, especialmente nos cursos que almejavam, temos pessoas que participaram do cursinho popular Podemos+ Marcos Braga em cursos os mais variados de nossas instituições.”, afirmou Darlene.


Na última edição, realizada em 2024, o cursinho Popular Podemos+ iniciou o processo de inclusão de pessoas surdas. Esse momento foi possível devido uma parceria com o curso de formação em letras, com habilidade em libras que disponibilizou estudantes que possibilitarão que as aulas fossem realizadas em uma múltipla forma de comunicação. "Essa foi uma experiência maravilhosa, pretendemos cada vez mais incluir que se encontra margem em nossa sociedade.", afirmou Darlene.


Quem foi Marcos Braga?

Professor Doutor Marcos Braga
Professor Doutor Marcos Braga

O cursinho quando de sua idealização resolveu homenagear o Professor doutor Marcos Braga que atuava no Insikiran/ UFRR na formação de indígenas. Braga teve uma grande participação na consolidação do Levante Popular da Juventude em Roraima, contribuindo com os jovens universitários que almejam construir um outro mundo. Infelizmente durante a pandemia de SarsCov2 o doutor Marcos Braga sucumbiu ao vírus, mas seu nome continua a marcar esse lindo projeto que possui na disseminação de conhecimento sua principal ferramenta política.  

 
 
 

Comments


bottom of page