top of page
  • Foto do escritorWebJor

Conheça alguns pontos de coleta seletiva em Boa Vista para descartar seu lixo corretamente

Atualizado: 22 de mar. de 2021

Por Fabiola Valentina


Cerca de 82% dos municípios do Brasil ainda não tem coleta seletiva. A capital de Roraima entra nessa estatística, ainda que possamos observar pelas ruas de Boa Vista diversas lixeiras para coleta seletiva, a pratica ainda não é realizada pela prefeitura.

Coletores de lixo seletivo na praça de eventos do parque Germano Augusto Sampaio. Foto: Fabiola Valentina.

Apesar de promessas de implantação de coleta seletiva pela gestão atual, até o momento não há separação do lixo orgânico e lixo reciclável em Boa Vista. Mesmo com diversas lixeiras espalhadas pelas praças e ruas da cidade, os lixos são recolhidos pelo caminhão comum de coleta de lixo, onde são misturados e levados para o "lixão" da cidade.


Pontos de coleta

Dado a isso é necessário encontrar meios alternativos para descarte correto do lixo reciclável.


Abaixo há uma lista de endereços onde você poderá descartar seu lixo reciclável e materiais que fazem mal ao meio ambiente, como baterias e óleo, de maneira correta.




- Lixo Reciclável (alumínio, papel, plástico)

Pode ser levado à Associação de catadores de materiais recicláveis Terra Viva. Endereço: Rua Porto Velho, 309 - Nova Cidade.


- Baterias

Há diversos pontos de coleta na cidade, são eles:

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE: Av. Getúlio Vargas, 5795 - Centro;

Palácio da Justiça: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro;

Fórum Advogado Sobral Pinto: Praça do Centro Cívico, 666 - Centro;

Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva: Av. Cabo PM José Tabira de Alencar Macedo, 602 - Caranã;

Varas da Infância e Juventude: Av. Ataíde Teive, 4270 - Caimbé;

Sede Administrativa - Edifício Luiz Rosalvo Indrusiak Fin: Av. Capitão Ene Garcez, 1696 - São Francisco.


- Potes de vidro

Os potes de vidro são utilizados para armazenamento das doações de leite materno no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora do Nazareth. Os potes devem ser entregue no banco de leite da maternidade: Av, R. Presidente Costa e Silva, 1100 - São Pedro.


- Óleo de cozinha

Pode ser levado para tratamento adequado na CAER ( R. Melvin Jones, 219 - São Pedro) ou na Associação Terra Viva (Rua Porto Velho, 309 - Nova Cidade). É de extrema importância que o óleo seja descartado de maneira correta para que ele seja reciclado e reutilizado.



- Roupas

No Pátio Roraima Shopping você encontra o ecoponto da loja C&A , onde pode descartar suas roupas. Lá suas roupas serão separadas para doação, caso estejam em bom estado ou serão destinadas para serem retalhadas. Endereço: Rua João Alencar, 2181 - Cauamé.


Todas as informações foram retiradas do instagram @menos1lixoemrr. Conheça um pouco mais dessa iniciativa de conscientização ambiental, onda há divulgação de pontos de coleta de lixo reciclável e de estabelecimentos que vendem produtos ecológicos aqui em Roraima.


1.316 visualizações0 comentário
bottom of page